Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

22 de fevereiro de 2010

FILMES INSPIRADORES: Como unir um grupo


Aproveitei o tempo livre no carnaval para ver alguns filmes que ainda não tinha visto. Entre eles tinha 'O reino proibido' e '13° guerreiro' (este último já tinha visto, só queria rever), e vendo estes dois filmes me deparei com uma temática do rpg empregada de duas formas diferentes. E que temática é essa, a união de pessoas diferentes em um grupo.



Já fazia um tempo que eu queria ver o Reino proibido, afinal de contas é Jet Li e Jackie Chan no mesmo filme. Sabia que o filme era estilo chambarra, com chineses voadores e golpes impossíveis. Mas me decepcionei muito. Para resumir, o filme é ruim, não percam seu tempo vendo-o. Mas o pior de tudo é ver como o grupo é formado.
O primeiro é um jovem americano que recebe um bastão de um chines e tem que entrega-lo ao seu dono, assim é transportado para a China antiga e encontra um mestre bêbado (Jackie Chan) que o ajuda a se livrar de uns guardas. Depois eles vão à um bar onde são atacados por guardas e uma jovem misteriosa os ajuda, no final das contas ela tem a mesma missão que eles e se junta. No meio do caminho são atacados por um monge (Jet Li), que depois vê que eles tem a mesma missão e se junta a eles.




Pronto, o grupo está junto. Acho que nem em minhas piores narrações eu fiz o grupo se juntar de uma forma tão forçada. Tá já fiz o cara pedindo ajuda na taverna, mas não foi tão forçado como a deste filme.


Por outro lado temos O 13° Guerreiro com Antonio Banderas, acho que este filme é de 2001, mas é muito bom. Nele, Antonio Banderas é um Arabe que se junta a um grupo de nórdicos para salvar uma vila de misteriosas criaturas que atacam com a neblina.




O interessante é que apesar de unir 13 pessoas, eu não acho a forma como ocorre forçada. Eles estão celebrando o funeral de um rei, quando chega uma embarcação pedidno ajuda ao filho do rei, o filho do rei então chama o oráculo para ver o que ele deve fazer. Ela então diz que esse mal deve ser combatido por 13 guerreiros e começa a descrever cada guerreiro e eles vão se apresentando. No final o 13° guerreiro devreria ser alguém de terras distantes. É ai que entra o árabe, os 13 então partem para a vila que esta sendo atacada.
Pronto, simples, funcional e ao meu ver, não é forçado. É simples, poderia ser mais desenvolvido, mas não é forçado.




O mestre deve ter cuidado como ele forma seus grupos. Um grupo que se juntou de forma casual pode se romper fácil. Enquanto um grupo que se formou por laços fortes se mantém juntos até o fim.


Post curtinho, parece ser mais uma dica de GM, mas tudo bem. POr fim não deixem de ver o 13° guerreiro. Se puderem leiam o livro que inspirou o filme 'Devoradores de Mortos' de Michael Crichton, o mesmo de Jurassic Park e Linha do tempo (livro foda).
Ainda não li o devoradores de mortos, mas é minha próxima leitura. Tenho quase certeza que é um bom livro.


Fernando del Angeles

3 comentários:

Caio disse...

Aproveitei sua dica e vi hoje o 13 guerreiro. Muito bom mesmo

Fernando del Angeles disse...

Apesar de o filme ter sido um fracasso de bilheterias eu o considerado um grande filme... e só para corrrigir, o filme é de 1999

Oilusionista disse...

fala sobre os índios vikins né? ja li, é legalzinho até.

Anncios Shopping UOL