Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

30 de janeiro de 2010

A CRIATURA: Goblins


Olá amigos, como já devem ter visto, estou estabelecendo uma parceria com A taverna do Goblin e o resultado está muito bom. Primeiro eles lançaram a 'Armadilha da semana' onde eu estou adaptando as regras para gurps. Agora, eles fizeram o favor, de fazer um texto para a minha coluna 'A Criatura' falando justamente de goblin.

Texto escrio pelo Goblin: (será que goblins sabem escrever?)


'Goblins são inimigos frequentes dos aventureiros de primeiro nível, encontrados nos lugares mais diferentes são contra eles que os aspirantes a heróis terão de lutar para ganharem o que tanto almejam e são estas pequenas criaturas que se reproduzem em qualquer lugar, sob qualquer clica e a qualquer momento.




Muitos dizem que os goblins são pragas, já que se reproduzem rapidamente e costumam devastar os lugares por onde eles passam. Devido a sua facilidade de reprodução e sua adaptabilidade eles são os inimigos perfeitos encontrados em todos os lugares que a imaginação do mestre conceber, se existem seres vivos as chances de haver um goblin são altas.


Os goblins são criaturas pequenas, variam o verde ao vermelho e costumam se parecer em suas formas de se vestirem, normalmente trapos velhos e sujos. Entre suas armas preferidas, compartilham com os kobolds o gosto pela azagaia e pequenos machados. Espadas curtas são usadas com menos frequência devida a dificuldade de mobilidade.


A personalidade de um goblin é tão caótica quanto todos os de sua raça, alguns são grandes inventores curiosos e sempre atentos a tudo, outros assassinos frios e cruéis que só pensam em causar dor e morte aos seus inimigos e ainda os mais comuns covardes e espertos cujo lema é “Se esconder agora e matar depois”.


Os goblins que aderiram as sociedades humanas se adaptam bem e costumam ser aceitos para trabalhos que ninguém mais aceita, como limpar as entradas das masmorras ou manter o esgoto sempre limpo. Alguns desenvolvem tamanha habilidade com os humanos que chegam a desempenhar funções em tavernas e outros locais movimentados.


Mas uma coisa é clara, nenhum goblin jamais trairia um membro de sua raça em nenhuma ocasião e muitas pessoas os temem por isso, fofocas e boatos falam ate mesmo de uma possível ameaça globinóide que vem se utilizando dos goblins civilizados para conseguir toda a informação necessária para concretizar seus planos.


Dentro os goblins as classes guerreiras se destacam, muitos seguem os caminhos das armas para defender seus territórios e suas próprias vidas sempre ameaçadas por todos os aventureiros que vêem nos goblins apenas um forma de treinamento de suas habilidades. Os clérigos são raros, mas existem, xamãs existem em maior numero e os usuários de magia são em sua maioria feiticeiros voltados as magias malignas.




Um fenômeno recente nas metrópoles são os guetos, lugares longe das regiões centrais onde toda a escoria é jogada para sobreviver da melhor forma possível. Desde o advento dos guetos o numero de ladinos tem crescido exponencialmente entre os goblins que se descobriram ótimos ladrões, furtivos e cruéis como poucos humanos podem ser.


GOBLINS COMO PERSONAGENS JOGADORES:

Algumas vezes os jogadores acabaram pedindo para jogar com goblins. E o mestre não deve se opor, afinal como dito no inicio deste texto goblins são adaptáveis e estão por todos os lados porque não nos grupos de aventureiros? Sim, eles estão entre eles também, mas o jogador também deve ter em mente que jogar com um goblin não será fácil.


Goblins são criaturas caóticas e inconstantes, muitas vezes o objetivo importante que pode salvar o mundo do caos, simplesmente será ignorado pela recente sede que se abateu sobre ele e a menos que suas vontades seja saciadas ele ficara rabugento e imprevisível.


Estas criaturas não compartilham dos sensos de dever e honra dos humanos, em uma luta as chances de um goblins sair correndo e deixar o grupo sozinho é tão grande quanto ele se armar e partir para cima dos inimigos, tudo depende do estimulo e do momento.


E para terminar lembre-se um goblin jamais matará um companheiro de raça, isso não quer dizer que ele impedira seus companheiros de fazer, mas não espere que ele avise o guerreiro sobre o goblin preste a pega-lo pelas costas. Bem esses são os goblins e que seus jogos sejam sempre recheados deles.'


GOBLINS PARA GURPS +8




Lembrando que esta é minha versão desta raça.

DX+1
IQ-1
Visão noturna +4
Resistência (todas as doenças, teste de HT+8
Alta dextreza manual (+1 na DX ao realizar ações delicadas com as mãos)
Aparência hedionda (-4 na reação)


GOBLIN TÍPICO

ST 11 ___HP: 11 ___ Vel: 6___ Esq: 9
DX 14 ___FdV:19 __ Des: 5 _____Ap:10
IQ 9 ___Per: 12_ CB:12Kg _____ Bl:XX
HT 10 ___FP:10 ___ Gdp:1d-1 __ Bal:1d+1


VANTAGENS
Visão noturna*
Resistência *
Alta dextreza manual*
Humano com sotaque

DESVANTAGENS

Fanfarronice
Compulsão por votos
Curiosidade
Preguiça


PERÍCIAS

Machado 14
Salto 14
Broquel 14
Punga 13
Prestidigitação 13
Arrombamento 13
Furtividade 12


Este é um goblin que ainda usarei de NPC na minha próxima narração.


Só para ressaltar o texto é do Goblin e as estatísticas são minhas. Espero que tenham gostado deste post em parceria com a Taverno do Goblin. E não deixem de acompanhara a armadilha da semana. Para ver o post original das armadilhas, acesse o site TAVERNA DO GOBLIN.


Fernando del Angeles e Goblin

8 comentários:

Erick Patrick disse...

Muito boa a iniciativa! Tem um post no www.dungeonmastering.com que fala também de goblins e como mostrar que eles não são somente pau-mandados!

Muito bom o texto e Goblin, acho que tá perto o UP de tua inteligência do valor quatro para 5, hein?

Abração aos dois!

Fernando del Angeles disse...

obrigado pelos elogios e pela visita

Caio disse...

eu não colocaria redutor de IQ... se não eles perderiam algumas prícias de ladrões... e vemos que a maioria de gonlins são ladrões... eu usaria redutor no St

Fernando del Angeles disse...

sempre vi mais os goblins serem usados como guerreiros, na verdade buchas de canhão. estye post veio justamente para retirar o esteriótipo e usar esta raça de outras formas. Mas acho que teriam sim redutor na IQ. Por esse seu pensamento elfos não poderiam ser guerreiros já que tem redutor na ST.

Mas de qualquer forma, esta é a versão que eu uso dos goblins, mas caso use a sua o custo aumentaria para +18. Mas p-refiro a minha versão... nada contra

Fumaça disse...

alguma intenção em fazer A criatura com mais goblinóides (bugbears e hobgoblins)?

Fernando del Angeles disse...

vamos tentar, A criatura não é bem minha area, sou mais da parte criativa. Vou falar com o Polak, que é biólogo e fica mais fácl de fazer essas coisas. Ou até mesmo com O goblin, ver se ele tá afim de fazer mais um post para o Gurps Brasil... Até mais

Gunga GM disse...

Maneiro! Só colocaria, talvez, um Social Stigma... Pelo menos na maiora dos cenários eles têm.
Abraços e parabéns por mais um bom trabalho ;)

Fernando del Angeles disse...

Concordo Gunga, todos veem os goblins como criaturas sujas, que roubam para sobreviver. Já a intensidade desse estigma depende do cenário, há cenários que os goblins vivem nas cidades, fazendo os serviços mais sujos, em outros eles são completamente excluídos...

então vai de cada um... mas isso reduziria o custo dos pontos

Até mais

Anncios Shopping UOL