Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

15 de novembro de 2009

REGRA DA CASA: Vampiros em sua narração

Este é um post da INICIATIVA GURPS! Estes posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é VAMPIROS!

Como usar os vampiros na sua narração medieval, ou contemporranea. Existe diferença? Eu acredito que sim... Então eu vou dizer como eu utilizo os vampiros em nossas narrações e em diferentes estilos.

Primeiramente devo dizer que vou dar dicas de como usar vampiros em diferentes tipos de campanha, mas estas dicas não representam regras ou dicas oficiais de nenhum manual de nenhuma edição. Não cheguei a ver como ficaram os vampiros na 4° Edição, mas não gostava muito dos vampiros da 3°. Então esta regra da casa é para você, que igual a mim, prefere fazer algumas alterações ou até mesmo criar algo novo. Felizmente nosso sistema favorito permite isso como quase nenhum outro.


VAMPIROS EM NARRAÇÕES MEDIEVAIS DE FANTASIA

Na maioria dos mundos medievais de fantasia, os vampiros são apenas mais uma das criaturas que existem, e mesmo assim não são das mais utilizadas. Normalmente usamos criaturas que não encontramos em nenhum outro cenário, como trolls, orcs, gigantes, grifos etc. Porém os vampiros (e outros mortos-vivos) estão lá também, normalmente não tão poderosos como suas contra partes em mundos contemporâneos, resultado da popularidade da White Wolf e seus vampiros controladores do sistema, mas também devido ao nível de tecnologia que é muito mais alto no universo normal de Vampiro a máscara e os vampiros acabam sendo ajudados por ela.

Além do baixo NT que o mundo medieval implica, há também criaturas parecidas que teoricamente são mais poderosas, como por exemplo o lich. Mas o vampiro em campanhas fantásticas também pode colocar medo, se bem usado.




Primeiramente ele deve ter uma boa história, quem era ele antes de se tornar um vampiro, levando em conta que a pessoa é transformada em vampiro por outro vampiro, pois existem outros meios, como por exemplo maldição de algum feiticeiro ou de alguma divindade, mas esta última eu deixo para explicar o surgimento do primeiro vampiro no mundo medieval. Voltando então, temos que imaginar quem era ele, por que foi transformado em vampiro? Devido a sua nobreza e influência? Então ele terá uma bela casa, quem sabe um castelo, muito útil até para abrigar outros vampiros. Ou por vingança? Neste caso ele pode ser um qualquer, talvez um aventureiro, assim ele será hábil em combate. Ou talvez os dois, um nobre guerreiro.

Esse ponto não precisa ser algo muito elaborado como se fosse seu PC, só alguns pensamentos antes de fazer a ficha do vampiro. Assim ele não será apenas uma criatura maligna que deseja matar os aldeões, ou que está raptando todas as moças belas do condado. Ele terá aspirações e poderá interagir melhor com os herois, mesmo sendo uma criatura maligna que está matando todos os aldeões.




Agora em relações a regras e ficha. É mais fácil elaborar sua ficha se já tem um background parcialmente definido. Assim você elabora um esboço de como seria sua ficha com humano é vai acrescentando os poderes vampiricos. Mas quais poderes?
A força acima do comum é um deles, acredito que uma ST entre 20 a 30 seria razoável. Uma DX ligeiramente maior que a de um homem comum, talvez um bônus de +1 ou +2 em sua DX normal. A IQ se mantém, ou até pode ser maior dependendo do tempo de vida deste vampiro. Sua HT também pode ser ligeiramente maior talvez um +4 em sua HT mundana.

É comum vermos em filmes vampiros habilidades como se transformar em nevóa ou em animais, habilidades hipnóticas, capacidade de voar, entre outras. Em mundos medievais eu recomendaria o uso destas habilidades com as magias já existentes no Gurps. Podendo ser usadas como habilidades naturais, ou no sistema comum de magia, podendo ter estas habilidades aumentadas. Eu prefiro usar a segunda opção, já que, talvez, vampiros que já possuíssem uma certa habilidade mágica podem ser melhores do que vampiros que, quando humanos, nunca tiveram acesso a magias. Assim, estes vampiros não teriam as tais habilidades descritas acima, ou poucas delas em baixo nivel de habilidade. Mas como regra geral, qualquer pessoa transformada em vampiro, deveria ganhar aptidão mágica nível 0 (ou maior, dependendo do caso e do mestre). Acredito que a única habilidade que colocaria como vantagem, ao invés de magia, seria DOMINAÇÃO. Que é justamente a habilidade de passar sua condição sobrenatural para outra pessoa e ainda de quebra pode transforma essa pessoa em sua marionete.




Ainda em relação a magias. É comum a maioria dos vampiros possuir habilidades necromanticas e/ou ter servos como zumbis, esqueletos e mortos vivos em geral. Talvez por seu lado sombrio estar mais ativo agora que é uma criatura das trevas, então seria bom usar a Aptidão mágica dita acima com a limitação de escola, apenas para magias necromanticas. Mas há outros vampiros que demostram grande habilidade em várias escolas, mas estes poderiam ser aqueles que já possuiam alguma habilidade mágica em sua vida antes da maldição.

Em relação a fraquezas dos vampiros, é bom fazer ligeiras modificações. Já que em mundos de fantasia medieval não existe cristianismo, não há razão para eles temerem a cruz, mas talvez simbolos religiosos de divindades bondosas; ou de qualquer divindade, sendo o importante ter fé; ou até mesmo só da divindade do sol, já que é bom manter sua vulnerabilidade ao sol, se não tira um pouco do 'ser' vampiro. Nunca gostei da lenda do alho, então eu tiraria sem pestanejar. Mas fogo e estaca no coração poderiam ser realmente fatais para vampiros.


Um fato que acabei de me lembrar é que nunca vi, em mundos fantásticos, vampiros que não fossem humanos. Imagina só um vampiro anão, ou um vampiro halfing... Seria muito bizarro, acho que ao invés dos PC´s terem medo eles iriam rir de um halfling vampiro. Mas um elfo vampiro seria interessante e talvez muito poderoso. Para limitar tal coisa, o vampirismo pode ser uma maldição transmitida apenas para humanos ou meio humanos, porque o primeiro vampiro era um humano... Eu faria assim, mas cada um está livre para imaginar o que quiser. Imagine só um ogro vampiro...




VAMPIROS EM NARRAÇÕES MEDIEVAIS (mais) REAIS

Para servir de exemplo temos o Vampiro Idade das trevas, da White Wolf para servir de exemplo (apesar de eu nunca ter lido). Mas pelo pouco que conheço, os vampiros dominam diretamente a sociedade, sendo os mais poderosos nobres que podem possuir outros vampiros ao seu lado como servos e braços direito. A mesma dica do tópico acima serve para aqui (e para todo o inimigo de importância), imagine uma breve história para ele.




Diferentemente do tópico acima, seria interessante usar algumas vantagens de supers para os vampiros, como vôo, forma de sombra, ataque extra, padrão de tempo alterado, forma alternativa (lobo, morcego) e qualquer outra que se lembre. Mas mantendo também as magias, como rituais mais poderosos.

Em relação as fraquezas, mantenho o que deu disse acima, com exceção da cruz. Ai funcionaria sim. Não só a cruz, como qualquer símbolo religioso empunhado por alguém de fé.


VAMPIROS EM NARRAÇÕES ATUAIS

Mais uma vez vou usar como base a White Wolf, já que vampiro a máscara é o RPG de vampiros de maior sucesso. É verdade que existe o Gurps Vampire The masquerade, mas, apesar de eu possui-lo, eu nunca li. Mas é fácil converter sem muito problema, ainda mais se você conhecer um pouco dos clãs de Vampiro a Máscara, então é só colocar as diciplinas como vantagens (como disse no segundo tópico), rapidez seria padrão de tempo alterado, potência usaria as regras de super effort (muito bem descritas pelo GURPS NATION), fortitude seria RD. Estas são as mais comuns, de cabeça não lembro outras. Mas a taumaturgia dos tremere poderia ser magias do Gurps mesmo.




Mas se não quiser usar o mundo de vampiro a máscara, tudo bem, dá para usar outras ideias principalemente de filmes. Talvez o único vampiro vivo acabou de despertar, talcez drácula, o primeiro e agora também o único, já que ele não pode ser morto. Ou alguma experiência fez com que acontecesse mutações com algum grupo de cobaias e agora eles ficam irritados ao sol, tiveram seus atributos melhorados, mas bebem sangue e passam suas condições para outras pessoas quando se alimentam. Ideias são muitas, podendo usar várias fontes, filmes, livros, quadrinhos, desenhos. Mas por favor, pelo amor de todos os deuses, não use Crepúsculo como base de suas narrações...


OUTRAS IDEIAS

Os três tópicos descritos acimas são os mais comuns, mas é possível usar vampiros como vilões (ou quem sabe jogando com eles) em qualquer outro cenário.

Num mundo futurista dá para usar duas ideias já faladas ai em cima, mutação genética ou o despertar de o último vampiro (Drácula 3000?). Só que você terá armas e equipamentos muito melhores para deter estes sanguessugas. Então é bom coloca-los um pouco mais fortes. Dá para usar até o Cyberpunk.

Num Steampunk dá para aproveitar as ideias de mundo atual com medieval. O filme Van Helsing e Liga Extraordinária é ligeiramente steampunk. Podendo existir lança estacas movidos a vapor e outras arminhas legais.

Supers também é um bom cenário para Vampiros, mas também seria bom que o Vampiro seja mais poderoso, para que os PC´s não acabem com ele muito rápido.
Outros cenários são válidos, mas irei comentar um por um.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Volto a repetir, a coisa mais importante é o background do vilão, seu modo de agir, suas motivações. Também tente não vulgarizar o vampiro, deixando o fraco demais (pelo menos não o vampiro mestre), faça com que ele tenha vários lacaios, humanos, criaturas esquisitas, outros vampiros etc. Use e abuse de Dungeons, já que eles podem viver tanto tempo, por que não construir um grande castelo cheio de passagens secretas. E o vampiro deve ser um inimigo que cause medo a seus jogadores, não apenas mais um monstro...





Espero que ajude vocês a usarem seus vampiros nas próximas narrações. Eu tinha pensado em colocar templates dos vampiros para cada exemplo, mas prefiri dar as ideias e deixar por conta de vocês, já que cada um pode ter uma visão de cada coisa que escrevi e usar da melhor forma para sua mesa. E falei bastante de Vampiros em mundos de fantasia medieval, mas está é minha especialidade, então desculpem qualquer coisa e até o próximo post.


OUTROS POSTS DA INICIATIVA GURPS TEMA VAMPIROS

Rpgista:

STRAHD VON ZAROVICH


Rpgvirtual:

VAMPIRISMO ELE EXISTE?

OS BUTCHER CAÇADORES DE VAMPIROS


Gurps Brasil:

FILMES INSPIRADORES: VAMPIROS


Só lembrando que os temas da Iniciativa GURPS são todos escolhidos através de enquete. Dê seu clique na enquete,clicando aqui.

Fernando del Angeles

2 comentários:

Diego Sá disse...

Outras dicas seriam de animes como por exemplo:Blood(ova) e a Serie de Tv Blood+ ;Trinity Blood ;Hellsing ;Vampire knight entre outros que eu não lembro agora mas estão ai sugestôes para asssistir.

Caio disse...

certa vez tentei adaptar as regras de storyteller para gurps, só depois fiquei sabendo que havia o vampire para gurps, só não se as regras são boas...
Mas essas dicas servem muito bem para narrações de vampiro sem ter que preparar e adaptar todo o material, principalmente usando as magias de gurps que já servem para tudo...

Anncios Shopping UOL