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GURPS BRASIL

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1 de novembro de 2009

PERSONAGEM DA SEMANA: Wolverine


Este é um post da INICIATIVA GURPS! Estes posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é SUPERS!

Depois de uma eleição acirrada, o carcaju da Marvel ganhou a votação para o personagem da semana (e eu que torcia tanto para o gavião arqueiro). Então vamos ver a ficha do Wolverine para 4° edição.

A história do Wolverine é confusa, não só por ele não se lembrar de seu passado, mas também por terem sido contadas várias origens para este personagem. Lembrando que vou ignorar o filme e vou contar sua história (ou pelo menos uma delas) dos quadrinhos.




Sua primeira aparição foi em Incredible Hulk #180, onde ele aparece para tentar impedir o Hulk, só futuramente ele entra para os X-men e só muito tenpo depois que sua origem é contada.

Devido a seu fator de cura é dificil precisar sua verdadeira idade. James Howlett é seu verdadeiro nome , ele viu seu pai ser assassinado e com isso aparecem pela primeira vez suas garras (de osso), matando o assassino de seu pai. Ele foi expulso por sua mãe e viveu por anos como minerador, adotando o nome de Logan. Onde mais uma vez matou, mas desta vez sem querer, a mulher que ele amava. Com isso ele foge para a floresta e começa a viver como um animal.




Anos mais tarde ele é recrutado pelo exército canadense para participar das guerras mundiais. Devido a seu poder de cura ele se destacou na guerra, o que chamou a atenção da Arma X, que decidiu que ele seria a cobaia perfeita para seu projeto. Com isso Wolverine teve o adamantium implantado em seu esqueleto e sua memória foi alterada, esquecendo seu verdadeiro nome e origem ficando conhecido apenas como Logan ou Wolverine. Com o tempo ele conseguiu fugir e decidiu ter uma vida tranquila nas montanhas canadenses, vivendo com a raposa prateada, uma indigena local.




Eis então que surge o Dentes de Sabre (Victor Creed), que mata sua mulher e tenta traze-lo de volta para a Arma X. Depois de mais um tempo de matança pela arma X, ele consegue fugir e encontra a tropa Alpha (equipe de herois canadenses). Wolverine se junta ao grupo e anos mais tarde o professor Xavier o convida a participar dos X-men, onde divide espaço com o Ciclope, Tempestade, Colossus, Banshee, Apache, Noturno e Solaris.


A memória de Wolverine é uma bangunça, mas por momentos ele já esteve no Japão, na ficticia Madripoor onde era um segurança conhecido como Caolho. Seu ódio pelo dentes de sabre já levou a diversas lutas intermináveis que agoara cessaram devido a morte do vilão, pelas mãos de Wolverine. Certa vez batalhando com Magneto, o Wolverine teve o adamantium arrancado de seus ossos, onde ele quase morreu e seu fator de cura foi exigido ao extremo. Por algum tempo ele ficou sem seu fator de cura e sem o adamantium. Mas tempos mais tarde, ele volta a ter seu adamantium, quando serve como cavaleiro do vilão Apocalipse.




Seu fator de cura foi melhorando com o passar dos anos. No inicio seu fator demorava para curar, ele já ficou sem um olho por algum tempo e desmaiava por dias. Mas com o passar dos anos seu fator de cura foi melhorando, sendo capaz de recuperar ferimentos em questão de segundos ou até mesmo levar tiros sem nada sofrer. O auge de seu fator de cura foi ter seu corpo reduzido a esqueleto por uma explosão causada pelo vilão Nitro, e se regenerar a partir do osso em questão de horas.




A melhora de seu fator de cura, foi a mostra que o heroi estava se tornando popular. de coadjuvante ele se tornava protagonista, e com isso não poderia ficar dias se recuperando. Tanto que nas histórias em quadrinhos ele tem estado em papeis principais nas várias equipes de X-men (isso mesmo, várias, ele participa de todas as equipes que existem, além de dar aula no instituto X), participar dos vingadores e ainda ter tempo de vasculhar por seu passado. Nos filmes ele era personagem principal, roubando a cena de Ciclope, líder dos x-men, tendo até mesmo um filme solo (que foge um pouco de sua história).


Depois de conhecer um pouco do Wolverine vamos ver sua ficha, espero que ea fique boa:


WOLVERINE
ST 25/35_HP:35 ___ Vel:8___ Esq:12
DX 15 ___FdV:15 __ Des:8_____Ap:16
IQ 11 ___Per:15/17_ CB:62Kg___ Bl:XX
HT 17 ___FP:27 ___ Gdp:4D-1__ Bal:6D+1

VANTAGENS
Prontidão +4
Audição aguçada +2
Olfato Aguçado +2
Pontos de vida +10
Força de vontade +4
Fadiga extra +10
Reflexos em combate
Ambidestria
Hipoalgia
Reputação +3 (wolverine, membro dos x-men, membro dos vingadores)
Indominável
Dificil de matar +3
Dificil de Nocautear +3
Longevidade
Treinado por um mestre (dica de o Doutor)
Aliados (vários, entre eles os X-men e os vingadores)

SUPER VANTAGENS
Garras (lâminas longas)
ST para os braços +10
RD+10
RD+50 (ossos apenas, funciona apenas contra golpes contudentes ou na tentativa de cortar alguma parte do corpo que possuia ossos)
Olfato discriminatório (ampliação sentir emoções)
Ataque extra +1
Regeneração (tempo reduzido, cura um braço ou perna em 30 minutos)
Recuperação extrema (10HP/ turno)
Resistência (todas as doenças)
Imortal II




DESVANTAGENS
Reputação -2 (Arma X)
Excesso de Confiança
Amnésia parcial
Mau Humor
Fúria
Sangunolência
Fanfarronice
Código honra (dos militares e do samurai)
inimigos (vários entre eles dentre de sabres, magneto e omega vermelho)
Temeridade
Estgma social (mutante)
Teimosia

PECULIARIDADES
Fuma charuto
Bebe bastante
Apesar de discutir com ciclope ele o respeita como lider
suas mulheres sempre morrem
"Eu sou o melhor no que faço, e o que faço não é nada bom"

PERICIAS IMPORTANTEs
Caratê 19
Judô 19
Briga 21
Tática 15
Estratégia 12
Liderança 13
Salto 15
Escalada 16
Acrobacia 16
Pilotagem (jato) 15
Pilotagem (moto) 17
Condução 16
Sobrevivência 15
Rastreamento 16
Armas de fogo 14
Paraquedismo 14
Queda livre 15
Furtividade 17




Esta aí pessoal, espero não ter esquecido nenhuma pericia. E espero não ter exagerado nas desvantagens. Acho que nem todos vão concordar com a ST dele, mas nos quadrinhos ele é bem fortinho.

Fernando del Angeles

9 comentários:

The ShadowKeeper disse...

será que o dano dele fica diferente quando ele esta sem o adamantium..?

vou aproveitar as ideias aqui para narrar uma camapnha de supers com herois marvel

Anônimo disse...

Acredito que Treinado por um Mestre caberia ai.

Douglas "The Dungeon Master" Knupp disse...

Olfato Aguçado +6, afinal, ele sempre demonstrou uma ótima performance nisso.

Teste de Olfato total = 17 quando somado com o IQ, acredito que seja justo.

Fernando del Angeles disse...

eu ja coloquei prontidao +4 que abrange todos os sentidos, assim ele ja tem teste de olfato 17 (IQ 11+ 4 prontidao + olfato) todos os sentidos dele sao aguçados

treinado por um mestre adicionado... ma poderia ser tambem, treinado por varios mestres...

Carlos disse...

Desculpe, mas o que é essa vantagem "Prontidão" na quarta edição? Eu a conheço da terceira, mas não a conheço na quarta. Alguém poderia me dizer qual é o nome da vantagem em inglês?

Além do mais, é redundante ter Briga e Caratê, tal como é redundante ter Boxe e Caratê. A única combinação de striking skills que eu me recordo da quarta edição é o estilo orc Smasha no Martial Arts, que contém as perícias Boxe e Briga.

Outra coisa é que também é redundante ter Recuperação Alígera ("Rapid Healing") se você já tem a vantagem Regeneração ("Regeneration"). Gurps 4th Edition - Characters, na página 80, diz:

"Regeneration includes Rapid Healing (p. 79) at no extra cost."

E uma última sugestão: Vocês poderiam crias as fichas, colocando os valores de custo nos atributos, vantagens, perícias, etc. Assim se tem uma idéia sobre a pontuação do personagem.

Um grande abraço para a equipe do Gurps Brasil.

Fernando del Angeles disse...

prontidão é prontidão mesmo... so nao lçembro o nome em ingles... tenho quase certeza que essa vantagem se manteve na 4° edição... mas depois eu confirmo e te digo...

Há manobras que só pode ter com briga...então diferencia de carate sim...

vc tem razao na recuperação aligera... falta de atenção minha...

Caio disse...

Prontidão é Perception...

Unknown disse...

Prontidão não mais existe no GURPS 4º edição. Ela agora virou um atributo: Percepção.

Tem desvantagens demais, ele tá muito forçado. A ficha tem que ser mais realista. Eu acho que vocês deviam postar o texto do Sean Punch (chefão do gurps nos states) sobre a feitura de planilhas no site, antes de fazer as fichas.

Unknown disse...

E outra, se é redundante não importa. Se ele treinou Briga, e depois treinou Caratê, ele tem as duas perícias, elas não se apagam.

E ainda digo mais: NÃO É redundante ter as duas perícias.
Você pode socar com briga aproveitando o NH elevado desta perícia (pois é DX/F) durante um turno, e depois mudar pra Caratê para usar as vantagens do aparar e recuar. Claro que a mudança deve ser feita no início do turno, mas uma boa estratégia pode fazer uso de ambas as perícias.

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