Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

10 de fevereiro de 2010

DICA DE GM: Jogando com novatos


Estava eu navegando pelos sites de Rpg e vi um post sobre novatos em grupo de jogadores experientes. Isso é algo complicado, ainda mais quando o novato não conhece a grande parte do grupo. Isso acontece quando alguém chega e fala: ' Tenho um amigo que quer jogar, posso trazer?".

Eu sempre gosto de ter novos jogadores na mesa, quando jogo e quando mestro. Sempre é bom conhecer novas pessoas. Na minha mesa, já teve vários novatos.
Primeiramente devemos levar em conta que todos já fomos novatos. Eu, Aloysio Ventura e o saudoso Fabricio aprendemos com o Rodrigo Polak. Anos mais tarde tivemos várias pessoas que entraram no grupo. Alguns ficaram fixos, como o caso do Diego, e outros tiveram que sair como Daniel e minha irmã. Mas nem sempre todos os jogadores conheciam os novatos, então como fazer para que ensinar um novo sistema, ou mesmo ensinar a jogar Rpg, e fazer pessoas que não se conhcem interagir em um jogo onde a proposta é a interação de um grupo.
Vou dar algumas dicas, usando minha experiência própria...


Quando eu mestro, gosto de deixar um jogador experiente ajudar o novato a fazer a ficha, se os dois não se conhecerem, melhor ainda. Assim, além de o novato conseguir pegar algumas regras, ele acaba conversando e interagindo com alguém que ele não conhece.
Ainda em relação as regras. Durante o jogo eu vou dando alguns bizus aosd novatos conforme vamos jogando. Tipo acertar na cabeça tem -5; vai esquivar, se esquivar recuando recebe +3, coisas que os jogadores veteranos têm de saber de cabeça, mas que eles ainda não se acostumaram.




Existem outras opções. Como colocar as regras mais usadas em uma folha e deixar com ele, ou mandar ele ficar com o manual básico por duas semanas (prefiro essa). Mas desta forma a interação jogador veterano x jogador novato não ocorre.


Eu acho o Rpg um jogo onde pessoas tímidas podem sentir um pouco de dificuldade, principalmente com pessoas estranhas. Você imitar ser outra pessoa, falar como se você um guerreiro medieval, ou um personagem de quadrinhos pode parecer esquisito para quem não é do meio. então um cara que nunca jogou Rpg pode se sentir pouco a vontade para interpretar seus personagens.
Para isso é bom fazer um roleplay, um prólogo da aventura, com os jogadores veteranos, mas com os novatos vendo. Assim eles vêem que não é tão rídiculo, ou pelo menos que ninguém liga para isso, parecdno rídiculo ou não.
É bom também escolher lugares que deixem jogadores mais tímidos confortáveis. talvez seja bom que as primeiras narrações sejam na casa dele, ou na casa do jogador que ele conhece. Nada de jogar em lugares públicos como praças de alimentação de shoppings ou na pracinha da esquina. Até jogadores veteranos podem ficar tímidos jogando nestes locais com um monte de gente olhando e apontando.




Deixe o novato bem à vontade, não o explore. Eu costumo deixar todos bem à vontade quando jogamos na minha casa. Quer água? Pega na geladeira.
Mas cuidado para não explorar o novato, mandando ele pegar as coisas para você. Você até pode achar que com isso ele vai ficar mais à vontade, mas pode muito bem deixa-lo desanimado. Tipo, 'Os caras me chamaram para ficar servindo eles', se for necessário pegar cadeiras em outro cômodo, cada um pega a sua. se precisar dar um arrumada no final da sessão, cada um faz alguma coisa.




Outro fator importante é a experiência no final da campanh. diferentemente de outros sistemas que usam a quantidade de inimigos derrotados como fator para a experiência, o Gurps beneficia quem interpreta melhor, quem tem mais idéias ou quem interage melhor. O novato pode acabar não se sobressaindo nestes quesitos e acabar ganhando 2 xp enquanto os veteranos ganham 4xp.
É bom ter um olhar diferente neste caso. Já que, se ele nunca tiver jogado Rpg e não conhecer todos os jogadores da mesa, ele não irá interagir tanto, ou pode ficar com vergonha de dizer suas idéias. Então preste atenção nos detalhes. Ele se prontifiou a ajudar algum personagem, ele não atrapalhou a narração, ele fez algo que mudou os rumos da aventura. Preste atenção nestes detalhes, para que eles não ganhem pouco xp e acabem sendo desistimulados.
Na interpretação você pode dando indo pequenos toques, ensinando como interpretá-las (caso ele não esteja fazendo isso bem), dê exemplos, ou até, deixe que troquem de desvantagens para alguma que eles estejam interpretando sem ter, ou desvantagens que sejam mais próximas do que ele é na realidade.
esta é a melhor forma de aprender a interpretar personagens. Comece interpretando você mesmo, ou como você gostaria de ser. Com o tempo novas idéias de personagens vão surgindo e com elas o desafio de interpretar personagens totalmente diferentes de você.


Na dúvida, pergunte ao mestre!

Espero ter atingido todos os pontso neste post. Mas e vocês caros leitores? Como vocês agem quando há um jogador novato no grupo?


Como disse acima, tive essa idéia depois de ler um post do RPG DO MESTRE. Não deixem de ler este blog, é muito bom mesmo.
<

Fernando del Angeles

5 comentários:

ShadowKeeper disse...

As experiêncfias qu tive om novatos não foram muito boas por isso nao estou deixando novatos jogarem quando mestro

Erick Patrick disse...

Eu jurava que tinha postado, mas vamos lá! XD

Eu curto mesmo a parte das regras mais usadas num papel, porém, pediria para um dos jogadores experientes explicar em quais situações elas se aplicam e dar algum exemplo…

Evitar locais que intimidem realmente é uma boa pedida, já que nem todo mundo gosta ou sai fazendo o que nós, já veteranos, estamos acostumados a fazer ;P

Eu só não diria "ensinar" a interpretar, até porque cada um tem um jeito próprio, mas dar toques para que eles "se libertem" (ui) da vergonha Xd

Como tinha dito antes Post muito bom! E tem muitas idéias que podem ser melhor desenvolvidas em futuros posts! Fique ligado nelas XD

Abração!

Fernando del Angeles disse...

valeu pela visita patrick, e pode deixar que essas ideias não foram jogados ai por acaso. Serão desenvolvidas em um futuro não muito distante. Espero que meu popst não tenha sido muito cópia do seu...

@shadowKeeper, cara não desiste dos novatos não, sempre é bom ensinar alguém a jogar rpg, são os novatos que chamam cada vez mais pessoas a jogar, sem existir esse preconceito com quem nunca teve a chance de jogar rpg, fica dificil o rpg sobreviver no Brasil.

Caio disse...

Novatos são essenciais nos grupos, tanto para fazer com que novas pessoas joguem rpg, mas também para você interagir com pessoas diferentes, qual a graça de ter sempre o mesmo grupo e voce ja saber o que eles irao fazer. Sou totalmente a favor de novatos no grupo, há que se ter um pouco de paci~encia, mas temos que nos lembrar que um dia também fomos novatos.
Abração para voces

Fernando del Angeles disse...

Essa é a essescia da coisa Caio
até a próxima...

Anncios Shopping UOL