Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

18 de fevereiro de 2010

DICA DE GM: Improvisação


O que é improvisação? E sua relação no RPG? Qual sua importância?
Desculpem não ter escrito durante esse período de carnaval. Mas é que, apesar de ficar em casa eu não estava com muita vontade de escrever. Mas agora as coisas já voltram ao normal e estou cheio de idéias. Uma delas é esta.

O que é improvisação?
"É o discurso, poesia ou trecho musical proferido, feito ou executado sem preparação."
A arte to improviso é algo totalmente necessário para os jogadores e mestres de rpg. Mas porque? Sempre que tenho que dizer o que rpg eu digo que é um tipo de teatro de improviso. Afinal de contas é o que fazemos em todos os jogos. Ninguém traz suas falas e reações prontas.


O improviso é algo inerente ao jogo de rpg, acho impossível ter rpg sem improviso. É certo que nem todos tem essa grande habilidade. Mas nada que a prática não resolva. Porém, quem deve ter a melhor habilidade de improvisação é o mestre.
O mestre até tem algumas anotações gerais do que vai acontecer numa campanha, algumas fichas, que podem ser complementadas com decrição de persoanlidade de cada NPC. Mas o mestre não sabe como os jogadores vão reagir com cada NPC ou cada situação. Assim ele não deve estipular todo um limite de ação para os personagens que ele irá interpretar.
Se o mestre já definir o que cada NPc irá falar a coisa fica como jogos de video game onde você tenta falar com as pessoas da rua e elas não tem respondem, ou respondem uma frase única. Cada pessoa do jogo deve ter uma personalidade diferente, uma ação diferente. E isso vai depender do poder de improvisação do mestre.




Outro exemplo clássico, que já deve ter acontecendo com todo mundo, é quando os jogadores ignoram por completo a narração preparada pelo mestre e seguem por um caminho completamente diferente. Ou até mesmo quando o mestre prepara um grande combate, imaginando que ele irá durar pelo menos metade da sessão de jogo e os herois o matam com apenas um golpe.
O que fazer nesses casos? Dar a narração encerrada por ali? Com uma hora de jogo?
Isso é com certeza uma falta de respeito com os jogadores que deixaram de fazer outras coisas para estar ali jogando.
Mas ai você fala: 'Azar o deles, eles deveriam ter seguido minha narração!'. Se o rpg de mesa fosse para seguir uma linha já pronta, o pessoal jogaria rpg de video game. Como disse acima o mestre deve ter a melhor habilidade de improvisação de todos, para justamente, conseguir levar uma campanha sem nenhuma preparação.


Os jogadores decidiram não entrar na dungeon e foram para a taverna beber? Onde é essa taverna? Que tipos de pessoas a frequentam?
Pode ter alguma confusão nessa taverna, fazendo com que os jogadores entrem em combate. Ou alguém entra pedindo ajuda, dizendo que algum familiar/ente querido foi sequestrado por monstros e estes entraram numa gruta (viu já dá para reaproveitar aquela dungeon que você tinha feito), ou aparece alguém contratando um grupo de aventureiros para outra missão (ou até mesmo a missão que já estava pronta).
Não é tão dificil mestrar de improviso. Normalmente eu preparo as narrações, mas já aconteceu de eu mesmo mudar tudo na hora, dependendo de alguma nova ideia que surgiu, ou alguma ação dos jogadores.
Até mesmo cansei de levar narrações sem nenhuma preparação sem que as narrações ficassem ruins. Muitas vezes até ficavam muito boas.




O improviso é totalmente necessário para os jogadores de rpg, principalmente mestres. Se você não tem onfiança em sua capacidade de improvisação, não tente mestrar logo de cara, jogue um pouco, isso irá melhorar sua capacidade.
Outra coisa que melhora seu improviso é o conhecimento. Você será capaz de ter outras idéias se lembrar de algum filme, quadrinho, livro etc e tal. Mas é claro que não adianta copiar, a grande sacada é se inspirar. Isso já foi discutido em outra sacada é se inspirar.
Isso já foi descutido em uma DICA DE GM:(RE)APROVEITANDO IDÉIAS.


No Youtube é fácil encontrar videos dos 'barbixas 'e seus jogos de improviso, como só perguntas e o jogo do troca. este é um tipo de teatro que tem surgido, seria como teatro de improviso. Procurem no youtube e vocês irão ter ideía de improvisação.
O mestre do grupo, vendo que seu grupo não improvisa tão bem, poderia realizar alguns jogos destes com seu grupo.




Cada um tem seu jeito de improvisar, alguns preparam uma narração totalmente nova, outros tentam trazer o jogo de volta para o que foi preparado. Vocês, como fazem quando os jogadores saem do que foi preparado? Como fazem para continuar a narração?


Só para constar, esse post foi feito de improviso. Qualquer erro e falta de apronfudamente nas idéias não é mero acaso. O improviso e suas utilidades serão discutidos em posts futuros... ou não!



Fernando del Angeles

4 comentários:

Shadowkeeper disse...

Eu não gosto de narrar, mas quando narro e os jogadores não seguem o camninho traçado eu termino a narração e a preparo de novo...

Alexandre disse...

Os jogadores irem por um caminho diferente do planejado acontece direto!
Por isso eu só escrevo linhas gerais da aventura... daí o resto é todo no improviso.

Caio disse...

Eu adoro fazer o mestre pensar e improvisar, sempre tomo decisões imprevisiveis

Fernando del Angeles disse...

Eu concordo com o Alexandre, apenas uma linha geral deve ser traçada, por isso o mestre deve ser bom de improviso... vai se preparando Diego já que agora é vc que vai narrar

Anncios Shopping UOL