
Como prometido a continuação do último post, mas este é um REGRAS DA CASA onde irei apresentar as fichas de alguns Mechas, dentro do cenário apresentado no E SE... a III Guerra Mundial devastasse o Mundo (CLIQUE AQUI PARA LER) .
Como disse no post anterior, os Mechas foram criados pelos japoneses e até hoje (2029), o Japão é quem possui a maior quantidade e variedade destes robôs. Devo dizer que me inspirei em vários jogos e animes para produzir estas fichas abaixo.
Depois de muito pensar e pedir algumas opniões de companheiros gurpeiros, decidi fazer fichas comuns e não estatisticas de veículos. Assim, em jogo, você usará seu mecha como uma ficha comum. Sei que existe um Gurps mechas, mas não o tenho, e de qualquer forma prefiro criar algumas regras próprias. Por isso há algumas regras da casa que vou colocar abaixo:
- Os mechas tem sua própria DX que determina o quão veloz e hábil é o robô, porém a pilotagem pode modificar (levemente) esta DX. A cada 1/10 em pilotagem, o Mecha recebe +1 na DX, interferindo em perícias e na velocidade. Isso representa a capacidade do piloto extrair o máximo de sua pericia de pilotagem.
- Teoricamente mechas não deveriam ter IQ, já que são máquinas. Porém irei colocar este atributo em suas fichas, representando sua inteligência artificial, sendo assim a capacidade do mecha calcular probalidades e a velocidade de seus cálculos.
Eu estipularia um máximo e um minimo de IQ para os Mechas, eu usaria minimo 10 e máximo 16. Além disso, cada 1/8 de IQ que o mecha possui, poderia ser somado em algumas pericias do piloto, representando seus cálculos. Cabe ao mestre decidir que tipo de pericias seriam afetadas, porém é necessário um pouco de bom senso. este bônus pode afetar rastreamento (representando a habilidade do mecha reconhecer pistas e pegadas), mas alguma pericias como canto são meio absurdas. Ou não.
- Todos os Mechas já possuem as desvantagens: Reprogramação (o seu mecha tem que seguri a programação e ela pode ser mudada), Escravo mental (ele tem que obedecer todos as ordens de seu mestre, no caso, os comandos de seu piloto, na maioria dos casos, os mechas não possuem um mestre fixo, ou até podem ter mais de um mestre/piloto), Elétrico (possue partes eletricas que podem ser afetadas por ataques eletricos, um acerto critico deste tipo de ataque provoca curto circuto/nocaute), Manutenção (precisa ter manutenção especializada feita por 3 pessoas a cada mês).
- A maioria dos Mechas posseum as vantagens: Senso de direção (seu sistema de navegação), Noção exata do tempo (se até o mais simples dos computadores possui um relógio digital, porque um mecha não teria), memória eidética (gravaria tudo que passase por suas camêras), porém gasta tempo para acessar as "memórias"), Cálculos instantaneos, Mente digital, Tolerância a radiação (afinal foram criados com este intuito), Telecomunicação (com a possibilidade de enviar e receber imagens de video, 75km de alcance ou mais dependendo do GM).
- Algumas vantagens podem ser incluidas como: Sentidos aguçados/Audição parabólica, Noção do perigo (para radares contra ataques), Visão periféria ou Visão de 360° (podem representar cameras espalhadas pelo cockpit), Visão noturna (principalmente para os mineradores). Entre várias outras. Se desejar criar seu próprio mecha, recomendo que trate-os como um super, porém com as desvantagens fixas acima, podendo colocar, quase, todo o tipo de vantagem, ataque inato, paralesia, etc..
- MECHAS DE MINERAÇÃO
Estes foram os primeiros a ser criados, porém todo o ano são lançados mineradores mais modernos mais modernos. É comum ver países que não possuem uma riqueza alta possuir versões antigas destes mechas, principalmente para uso interno e não para extrair metal quente.
minerador convencional
Este Mecha é o modelo mais simples utilizado na mineração. Pesado, possui esteiras, um braço possui uma garra no lugar de mão e o outro braço pode possuir várias ferramentas como: escavadeiras e algo semelhante a uma britadeira. Apesar de resistentes são muito barulhentos

ST 30
DX 13
IQ 10
HT 17
visão noturna +6
RD 10
Sem pernas, possui esteiras
britadeira dano: 3D [perfuração] (ataque inato* curto alcance, fogo continuo x3, divisor de rd[2])
minerador 2.0
Este é o modelo 2029/2030, invés de usar uma britadeira (ou outra ferramenta de escavação) ele possui um jato de ácido próprio para afetar pedras e terras, tornando a mineração mais rápida e segura.
ST 25
DX 13
IQ 11
HT 15
visão noturna +6
RD 15
Suas pernas são convertidas em esteiras
Jato ácido dano: 3D [corrosão](ataque inato* alcance reduzido [5m], divisor de rd[5], variável)
- MECHAS DE COMBATE
Estes são os que mais evoluem ano após ano. Inicialmente eles eram equipados apenas com metralhadoras e um canhão. Hoje temos Mechas de combate equipados com lança chamas, canhões de plasma, alguns capazes de voar ou de se locomover submerso. Abaixo vou relatar as diferenças mais gritantes de Mechas de países diferentes.
ZEUS
Este é o mecha de combate padrão da Europa, apesar de alguns países terem modificações neste mecha básico.
ST 30
DX 13
IQ 12
HT 16
Metralhadoras 1D [contusão] (fogo continuo[cdt15])
Canhão de plasma 3D [contusão] (uso limitado [10 vezes])
Rd 10
PROMETHEUS
Este mecha é alemão, modificado a partir do Zeus.

ST 35
DX 12
IQ 12
HT 16
Metralhadoras 1D [contusão] (fogo continuo[cdt15])
Lança chamas 2D [fogo] (alcance reduzido[10m], dano continuo[1seg], fogo continuo[3])
Rd 10
M-0032
Este é americano. Especializado em longa distância, em sua maioria utilizam rifles.

ST 28
DX 14
IQ 12
HT 14
Metralhadoras 1D [contusão] (fogo continuo[cdt15])
Sniper 2D [perfuração] (precisão[4])
RD 6

Bom... acho que por hoje é só isso. Nunca narrei uma campanha com mechas (apesar de querer muito), mas imaginei estas regras e estas fichas (básicas) para uma narração deste tipo. Porém estas fichas são apenas para dar uma idéia de como seria, já que num exército teria vários tipos diferentes os mais variados tipos de veículos, então usem a imaginação. Espero que as ideias que coloquei sejam, suficientes para vocês criarem seus próprios mechas.
OUTROS POSTS DA INICIATIVA GURPS TEMA: FICÇÃO CIENTIFICA
Gurps Nation:
ESPAÇO: A FRONTEIRA FINAL
ESTAS SÂO AS VIAGENS DA NAVE ESPACIAL ENTERPRISE
Gurps Brasil:
E SE A III GUERRA MUNDIAL DEVASTASSE O MUNDO
Gurps Nation:
ESPAÇO: A FRONTEIRA FINAL
ESTAS SÂO AS VIAGENS DA NAVE ESPACIAL ENTERPRISE
Gurps Brasil:
E SE A III GUERRA MUNDIAL DEVASTASSE O MUNDO
Não esqueçam de votar nos temas das próximas quinzenas,CLICANDO AQUI .
Fernando del Angeles
Um comentário:
Muito bom, gostei. Esquece o GURPS Mecha, pra 3a.ed., ele é bem complexo, tanto quanto o GURPS Vehicles. O que você fez tá bem melhor. Aliás não há razão pra tratar um Mecha diferentemente de uma armadura...
Postar um comentário