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GURPS BRASIL

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5 de dezembro de 2009

DICA DE GM: Surpresa! Vim jogar!!!



Olá mais uma vez meus caros amigos gurpeiros fiéis frequentadores deste blog (devem ser meia dúzia). Hoje, mais uma Dica de GM. O que fazer quando a narração está pronta, encaminhada, seus jogadores já tem alguns pontos de experiência e chega em sua casa aquele seu primo mais novo que quer que você o ensine a jogar. Ou aquele seu amigo que já jogou com você e acabou sumindo do mapa e agora quer jogar uma narração, mas sem se importar com a contiuação de sua história. Bem... Eu não sei o que fazer, mas ai vão umas dicas que podem funcionar... ou não.

Imagine a seguinte situação: Você é o mestre de uma narração longa, tipo de seis meses ou mais, os jogadores já estão com um bom número de pontos de experiência gastos, armas e armaduras poderosas. A trama está perfeitamente encaixada (ou nem tanto assim), hoje seria uma aventura muito importante. Você está prestes a começar a aventura, porém a campainha toca, você atende e, adivinha só, seu primo (amigo, vizinho) chega e vê os dados e planilhas em cima da mesa, então ele diz a frase capaz de colocar medo no mais experiente mestre "Ih, tem jogo hoje? Vou jogar!"

O que fazer?


Bem, eu já tive experiência com algumas situações como esta, e posso dizer que não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo menos não para mim. Mas para quem nunca enfrentou uma situação destas, ai vão algumas dicas.


Primeiramente, um bom mestre sempre faz as fichas dos NPC´s mais importantes, aqueles que acompanham o grupo em toda a aventura. Então você terá algumas fichas disponíveis, então é só dar alguns pontos extras para equiparar a pontuação do NPC aos jogadores (é comum, pelo menos para mim, não aumentar os pontos dos npc´s toda a narração). Se sua visita inesperada for um jogador experiente ele gastará estes pontos extras facilmente. Caso seja um jogador novato gaste você os pontos e escolha o personagem mais fácil de usar (aquele guerreiro básico, onde o jogador inesperado só terá que atacar e defender).

Assim você não terá que modificar a história para inserir um jogador extra. Você fala em linhas gerais a história da narração, o que está acontecendo e a relação do NPC com os outros jogadores, não ia ser legal ver o guerreiro rabugento tratando bem o ladrão chato.




Porém, você é um mestre que não faz a fichas dos NPC´s, ou o grupo não tem NPC´s. Há mais uma solução básica. Para jogadores experientes diga para ele '150 pontos, -45 de desvantagerns e 5 peculiaridades, você tem 20 minutos'. Nestes 20 minutos você vai pensando em como inserir um novo personagem na história. Talvez um novo aliado para aquele combate final, que chegou de última hora, um novo super que quer se aliar ao grupo, etc. Para jogadores iniciantes faça você uma ficha básica, mais uma vez tá valendo aquele guerreiro brucutu que só ataca e defende.

Mas claro que isso vai depender de como vai a narração, se é possível inserir ou não o novo personagem. Claro que não tem como aparecer um cara do nada no meio do deserto dizendo: 'Vim ajudar vocês' (apesar de o jogador inesperado ter falado quase isso). É claro que a imaginação do mestre é uma ótima solução. Numa dungeon, vocês podem encontrar um prisoneiro disposto a ajuda-los, mas seja coerente, não o coloque com armas e armaduras, deixe ele 'pilhar' as de inimigos mortos.




Caso seja alguém que nunca jogou RPG, diga a ele para assistir, ver o que acha se curte mesmo essa p*##@ de jogo de maluco. Assim no próximo ele poderá fazer uma ficha com calma, você poderá pensar em como insirir o personagem na campanha com calma.


Porém uma solução prática é simplesmente dizer: 'Beleza, você narra'. Se o seu companheiro inesperado aceitar, vocês iniciam uma campanha one-shot, cada um cria personagens instantaneos e é aproveitar a narração do seu amigo. Algumas vezes é uma boa idéia para dar um descanso ao seu mestre, ou até para incentivar um novo mestre. É claro que é possível que a narração não seja lá grandes coisas, mas desde que a todos se divirtam tá valendo.

Também podem iniciar uma nova campanha com o mesmo mestre, ou outra pessoa qualquer da mesa que esteja disposto a narrar. Claro que esteja solução pode demorar um pouco, já que nem todos costroem fichas de gurps tão rapidamente. Então use esta solução apenas se tiver tempo disponível.




Ao insirir um novo personagem, seria bom deixa-lo como NPC que acompanha o grupo, para que das próximas vezes que seu amigo chegar de surpresa ele pode jogar com o mesmo personagem. Ou manter as fichas da nova narração para que joguem outras vezes que surgir um jogador inesperado, ou se muitos faltarem, ou quando quiserem dar uma mudada.


Estas são algumas dicas rápidas sobre como lidar com esta situação. Como eu falei no inicio, esta situação não é nenhum bicho de sete cabeças, a maior e melhor dica e não se desesperar, escolha a melhor solução para garantir a diversão de todos, incluindo seu visitante.

Se nenhuma desta dicas funcionar, manda seu amigo ficar quieto do seu lado pegando para você o refri na geladeira, ou comprar o pão lá na padaria.


Fernando del Angeles

3 comentários:

Caio disse...

nunca enfrentei esse problema... mas em todos os meus grupos tem um que se atrasa ou falta e nao avisa...

Fernando del Angeles disse...

eskeci de falar: Sim, este postg foi inspirado em vc Fabricio... mas saiba que suas visitas inesperadas são sempre boas...venha jogar mais vezes...

Augusto disse...

Em minha mesa, quem chega sem avisar antes (e eu concordar) não joga e mesmo se for jogador antigo, só joga se couber na aventura.

Quando tem muita gente querendo insisto que os mais antigos narrem para iniciantes por um tempo antes de serem admitidos em minha mesa e muitas vezes acaba que surgem outras mesas e ninguém queria entrar na minha.

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