
Este é um post da INICIATIVA GURPS! Estes posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é PIRATAS!
Depois de muito tempo, o encontros aleatórios esta de volta. E desta vez inspirado pelo tema da iniciativa. Então hoje vou apresentar um grupo de piratas e a forma que eles agem.
A ideia de hoje é apresentar um grupo de piratas para serem usados em narrações medievais, fantásticas ou não. E a forma que, estes piratas em especial, agem.
Primeiramente lhes apresento o 'espadachim do sul', uma caravela de três velas comandada pelo capitão Henry "boca de lata" Jones. O 'espadachim do sul' já serviu a marinha de um poderoso reino militar que até hoje está em uma guerra com a nação vizinha. Mas o capitão Henry Jones se cansou de servir a seu reino após ver duas naus aliadas serem emboscadas e seus comandante não permitirem que ele fosse ajuda-los. Então Henry Jones debandou com o 'espadachim do sul', levando os homens que aceitaram viver uma nova nova vida, como desertores. Sua caravela foi modificada par se tornar mais veloz, perdendo um pouco do poder de fogo que tinha outrora, mas se tornando extremamente eficiente no que se diz respeito a saques rápidos.

Já fazem cinco anos desde que debandou, mas ele nunca se voltou contra sua pátria, atacando apenas navios inimigos, muitas vezes se aliando àqueles que o chamam de traidor. Nesse tempo de pirataria ele já capturou duas caravelas inimigas e presenteou dois companheiros de saques que queriam comandar seus próprios navios.
Sua nau ainda possui a bandeira de seu reino, mas ele adicionou, no alto do mastro, a caveira com ossos cruzados. A maioria dos homens de seu barco ainda são os mesmos que estavam com ele desde o inicio. Alguns morreram, outros novos chegaram, como Zanbuza, um escravo negro que servia em uma nau inimiga e foi prontamente aceito na caravela de Henry "boca de lata" Jones. Outros dois nomes de destaque são Lars Nutting, seu imediato, perito na arte da navegação que conhece os mares como ninguém, um homem já de certa idade que recusou comandar seu próprio navio. O último é Tuomas Jones, filho de Henry, que abandonou sua promissora carreira militar para acompanhar o pai após sua saída da marinha, ele tem aprendido tudo com seu pai, afim de substitui-lo algum dia.
'ESPADACHIM DO SUL'
Aparentemente é uma caravela militar comum, porém ela foi modificada para ter mais manobralidade e ser mais rápida. Em contrapartida foi necessário diminuir a capacidade de carga e retirar metade dos canhões, perdendo poder de fogo.
O capitão Henry "boca de lata" Jones ataca apenas as embarcações inimigas de sua nação, apesar de não dever obediência a ela. Isso já gerou conflitos não desejados com seus "aliados", já que o 'espadachim do sul' pertence à marinha e a atenção dos antigos amigos de Henry Jones é capturar a caravela, ou afunda-la.
A estratégia usada no 'espadachim' é simples. Primeiramente ele costuma navegar apenas mares hostis, em busca de embarcações do mesmo porte ou menores. Raramente Jones se arrisca a um combate contra uma embarcação maior, com mais homens e muito mais poder de fogo.
Quando estas embarcações são militares ele danifica-as bastante com seus canhões e tenta se aproximar usando a velocidade incomum de sua caravela, surpreendendo o inimigo, seus homens invadem a embarcação em busca de armas e comida. A tripulação inimiga é morta ou deixada para afundar junto com o navio. Exceto por nobres ou capitães importantes, que podem render um resgate razoável. Raramente embarcações militares sobrevivem a este ataque. Quando bem sucedidos, o capitão Jones, afunda os navios inimigos, exceto se realmente for uma embarcação fora do comum.
Em embarcações comerciais, os ataques a distância são moderados, visando o mastro, apenas para impedir ou diminuir o avanço. Então há uma abordagem mais lenta do que a descrita anteriormente, onde o navio é todo revistado e tudo de valor é saqueado.
O 'espadachim do sul' já tem uma certa fama e ambas as nações oferecem recompensa pelo capitão ou pela caravela. Porém ninguém sabe ao certo onde o 'espadachim' atraca.
Depois de muito tempo, o encontros aleatórios esta de volta. E desta vez inspirado pelo tema da iniciativa. Então hoje vou apresentar um grupo de piratas e a forma que eles agem.
A ideia de hoje é apresentar um grupo de piratas para serem usados em narrações medievais, fantásticas ou não. E a forma que, estes piratas em especial, agem.
Primeiramente lhes apresento o 'espadachim do sul', uma caravela de três velas comandada pelo capitão Henry "boca de lata" Jones. O 'espadachim do sul' já serviu a marinha de um poderoso reino militar que até hoje está em uma guerra com a nação vizinha. Mas o capitão Henry Jones se cansou de servir a seu reino após ver duas naus aliadas serem emboscadas e seus comandante não permitirem que ele fosse ajuda-los. Então Henry Jones debandou com o 'espadachim do sul', levando os homens que aceitaram viver uma nova nova vida, como desertores. Sua caravela foi modificada par se tornar mais veloz, perdendo um pouco do poder de fogo que tinha outrora, mas se tornando extremamente eficiente no que se diz respeito a saques rápidos.

Já fazem cinco anos desde que debandou, mas ele nunca se voltou contra sua pátria, atacando apenas navios inimigos, muitas vezes se aliando àqueles que o chamam de traidor. Nesse tempo de pirataria ele já capturou duas caravelas inimigas e presenteou dois companheiros de saques que queriam comandar seus próprios navios.
Sua nau ainda possui a bandeira de seu reino, mas ele adicionou, no alto do mastro, a caveira com ossos cruzados. A maioria dos homens de seu barco ainda são os mesmos que estavam com ele desde o inicio. Alguns morreram, outros novos chegaram, como Zanbuza, um escravo negro que servia em uma nau inimiga e foi prontamente aceito na caravela de Henry "boca de lata" Jones. Outros dois nomes de destaque são Lars Nutting, seu imediato, perito na arte da navegação que conhece os mares como ninguém, um homem já de certa idade que recusou comandar seu próprio navio. O último é Tuomas Jones, filho de Henry, que abandonou sua promissora carreira militar para acompanhar o pai após sua saída da marinha, ele tem aprendido tudo com seu pai, afim de substitui-lo algum dia.
'ESPADACHIM DO SUL'
Aparentemente é uma caravela militar comum, porém ela foi modificada para ter mais manobralidade e ser mais rápida. Em contrapartida foi necessário diminuir a capacidade de carga e retirar metade dos canhões, perdendo poder de fogo.
O capitão Henry "boca de lata" Jones ataca apenas as embarcações inimigas de sua nação, apesar de não dever obediência a ela. Isso já gerou conflitos não desejados com seus "aliados", já que o 'espadachim do sul' pertence à marinha e a atenção dos antigos amigos de Henry Jones é capturar a caravela, ou afunda-la.
A estratégia usada no 'espadachim' é simples. Primeiramente ele costuma navegar apenas mares hostis, em busca de embarcações do mesmo porte ou menores. Raramente Jones se arrisca a um combate contra uma embarcação maior, com mais homens e muito mais poder de fogo.
Quando estas embarcações são militares ele danifica-as bastante com seus canhões e tenta se aproximar usando a velocidade incomum de sua caravela, surpreendendo o inimigo, seus homens invadem a embarcação em busca de armas e comida. A tripulação inimiga é morta ou deixada para afundar junto com o navio. Exceto por nobres ou capitães importantes, que podem render um resgate razoável. Raramente embarcações militares sobrevivem a este ataque. Quando bem sucedidos, o capitão Jones, afunda os navios inimigos, exceto se realmente for uma embarcação fora do comum.
Em embarcações comerciais, os ataques a distância são moderados, visando o mastro, apenas para impedir ou diminuir o avanço. Então há uma abordagem mais lenta do que a descrita anteriormente, onde o navio é todo revistado e tudo de valor é saqueado.
O 'espadachim do sul' já tem uma certa fama e ambas as nações oferecem recompensa pelo capitão ou pela caravela. Porém ninguém sabe ao certo onde o 'espadachim' atraca.

RD 25 PV´s 120 Vel 16
Artilharia
Dano: 4D+1 Prec 2 ½D 250 Max 1200 CdT 1/30 Tiros 1 recuo -3
Apenas 4 canhões de cada lado
PIRATAS
Estes são os piratas "comuns" da embarcação, poucos possuem pouca coisa acima do normal, mas são todos obedientes ao seu capitão.
Estes são os piratas "comuns" da embarcação, poucos possuem pouca coisa acima do normal, mas são todos obedientes ao seu capitão.
ST 12 hp 12 speed 6
DX 12 Will 10 move 6
IQ 10 Per 11 SM 0
HT 12 FP 12 DR 0
Esquiva 9 Aparar (faca)9 (esgrima)11
Ataques:
faca nh14 - 1D-3(corte)/1D-2(per)
Terçado nh13 - 1D(perf)
Soco nh13 - 1D-1(cont)
perícias importantes:
Escalada nh12
Salto nh13
Intimidação nh11
marinhagem nh12
Armas de pólvora nh13
Artilharia nh14 (poucos)
LARS NUTTING
Ele era o antigo capitão de Jones, mas quando a idade começou a apresentar seus sinais ele entregou o comando ao promissor jovem que se destacava em sua embarcação. Por várias vezes já quis se aposentar, mas sempre é convencido por seu antigo pupilo. Até hoje é um dos maiores conhecedores do mar e ajuda em muito o capitão Henry Jones. Ele possui um coração bondoso e acredita no ideal de Jones.
Ele já é velho e possui cabelos grisalhos e longos, uma barba rala e uma grande cicatriz no rosto. Ele é baixo e já nãp possui os músculos de antigamente. Costuma contar histórias de navegação do seu tempo enquanto fuma seu cachimbo.
Ele era o antigo capitão de Jones, mas quando a idade começou a apresentar seus sinais ele entregou o comando ao promissor jovem que se destacava em sua embarcação. Por várias vezes já quis se aposentar, mas sempre é convencido por seu antigo pupilo. Até hoje é um dos maiores conhecedores do mar e ajuda em muito o capitão Henry Jones. Ele possui um coração bondoso e acredita no ideal de Jones.
Ele já é velho e possui cabelos grisalhos e longos, uma barba rala e uma grande cicatriz no rosto. Ele é baixo e já nãp possui os músculos de antigamente. Costuma contar histórias de navegação do seu tempo enquanto fuma seu cachimbo.

ST 11 hp 11 speed 5,5
DX 12 Will 13 move 5
IQ 12 Per 14 SM 0
HT 10 FP 10 DR 0
Esquiva 8 Aparar (faca)8 (esgrima)12
Ataques:
faca nh13 - 1D-2(corte)/1D-3(per)
Sabre nh14 - 1D(perf)/1D+1 (corte)
Soco nh12 - 1D-1(cont)
Mosquete nh14 - 2D(cont)
perícias importantes:
Liderança nh14
marinhagem nh13
Navegação nh15
Conhecimento de terreno nh 14
Lábia nh12
cartografia nh 14
ZANBUZA
Servia como escravo em uma caravela, quando a embarcação foi atacada pelo 'espadachim do sul', viu que era a chance certa de fugir, então ajudou os atacantes como pode. Em troca foi recompensando com um lugar na embarcação de Henry Jones e depois de um tempo sua confiança. É um homem destemido e muito forte, por muitas vezes impulsivo. Respeita muito seu capitão e trata Tuomas como um filho, ensinando combate para o jovem.
É um negro careca muito alto e com grande força fisica. Está sempre sério e não aceita gracinhas. Seu humor só melhora em combate, chegando a fazer algumas piadas, ou quando treina o jovem Tuomas.
Servia como escravo em uma caravela, quando a embarcação foi atacada pelo 'espadachim do sul', viu que era a chance certa de fugir, então ajudou os atacantes como pode. Em troca foi recompensando com um lugar na embarcação de Henry Jones e depois de um tempo sua confiança. É um homem destemido e muito forte, por muitas vezes impulsivo. Respeita muito seu capitão e trata Tuomas como um filho, ensinando combate para o jovem.
É um negro careca muito alto e com grande força fisica. Está sempre sério e não aceita gracinhas. Seu humor só melhora em combate, chegando a fazer algumas piadas, ou quando treina o jovem Tuomas.

ST 16 hp 18 speed 6,75
DX 13 Will 12 move 7
IQ 11 Per 11 SM 0
HT 14 FP 16 DR 1
Esquiva 11 Aparar (cimitarra)11
Ataques:
Cimitarra nh15 - 3D(corte)/2D(perf)
Soco nh14 - 1D+1(cont)
perícias importantes:
Escalada nh14
Salto nh14
Intimidação nh14
Marinhagem nh12
Sobrevivência nh12
Armas de polvora nh 13
TUOMAS JONES
Filho do capitão. Tinha uma vida tranquila, porém, quando soube que seu pai havia abandonado a marinha ele decidiu largar tudo e ir atrás do seu pai, com quem pouco tinha contato. Apesar de ser jovem, se empenha em aprender tudo sobre um navio, porém seu pai não lhe dar o devido valor. É treinado por Zanbuza e Lars.
É um garoto alto e razoavelmente forte, com incrivel habilidade e perpiscacia. Tenta a qualquer custo provar ao pai seu valor. Gosta de lutar contra Zanbuza, tentando tira-lo do sério com suas piadas infames.
Filho do capitão. Tinha uma vida tranquila, porém, quando soube que seu pai havia abandonado a marinha ele decidiu largar tudo e ir atrás do seu pai, com quem pouco tinha contato. Apesar de ser jovem, se empenha em aprender tudo sobre um navio, porém seu pai não lhe dar o devido valor. É treinado por Zanbuza e Lars.
É um garoto alto e razoavelmente forte, com incrivel habilidade e perpiscacia. Tenta a qualquer custo provar ao pai seu valor. Gosta de lutar contra Zanbuza, tentando tira-lo do sério com suas piadas infames.
ST 13 hp 13 speed 6,5
DX 14 Will 12 move 6
IQ 11 Per 12 SM 0
HT 12 FP 12 DR 0
Esquiva 10 Aparar (faca)9 (esgrima)11
Ataques:
faca nh16 - 2D-4(corte)/1D-1(per)
Terçado nh15 - 1D+1(perf)
Soco nh14 - 1D(cont)
perícias importantes:
Escalada nh15
Salto nh16
marinhagem nh13
navegação nh13
artilharia nh12
armas de polvora nh14
acrobacia nh14
sobrevivencia nh12
cartografia nh12
HENRY "DENTES DE LATA" JONES
Antigo capitão da marinha real. Abandonou seu posto após ver seus companheiros serem emboscados e ser proibido de ajudar. Então roubou seu próprio navio, montando uma tripulação de piratas e atacando os inimigos por conta própria. Ganhou esse apelido por ter perdido todos os dentes em um combate e por isso usa uma dentadura de metal.
Homem sério, e rabugento. Grita com seus homens o tempo todo, exceto com Lars, a quem pede conselho e a seu filho, a quem parece ignorar. O único que bate de frente com ele é Zanbuza.
Ele é baixo e ligeiramente fora de forma, mas possui uma inteligência muio grande. E apesar de ser rabugento e mandão possui um coração muito bom e uma grande preocupação com seus homens.
Antigo capitão da marinha real. Abandonou seu posto após ver seus companheiros serem emboscados e ser proibido de ajudar. Então roubou seu próprio navio, montando uma tripulação de piratas e atacando os inimigos por conta própria. Ganhou esse apelido por ter perdido todos os dentes em um combate e por isso usa uma dentadura de metal.
Homem sério, e rabugento. Grita com seus homens o tempo todo, exceto com Lars, a quem pede conselho e a seu filho, a quem parece ignorar. O único que bate de frente com ele é Zanbuza.
Ele é baixo e ligeiramente fora de forma, mas possui uma inteligência muio grande. E apesar de ser rabugento e mandão possui um coração muito bom e uma grande preocupação com seus homens.
ST 11 hp 13 speed 6,25
DX 13 Will 14 move 6
IQ 13 Per 14 SM 0
HT 12 FP 12 DR 0
Esquiva 9 Aparar (esgrima)11
Ataques:
Sabre nh15 - 1D+1(perf)/ 1D+2(corte) *alta qualidade
Soco nh13 - 1D-1(cont)
Pistola polvora 1D+1(cont)
perícias importantes:
Intimidação nh12
marinhagem nh14
navegação nh15
conhecimento terreno nh14
sobrevivencia nh13
artilharia nh13
liderança nh14
tática nh15
E isso aí amigos. Ficou um pouco longo, mas espero que tenham gostado. Este grupo funciona bem como NPC´s de uma campanha de piratas, tanto para enfrentar, ou quem sabe você seja parte da tripulação de Henry Jones. Façam bom proveito.
Fernando del Angeles
2 comentários:
Cara, ficou muito bacana.
Por que o Boca de Lata não liberta os nobres e capitães, em troca de alguma facilidade nas águas próximas de onde eles têm alguma influência?
Modo de agir muito bem descrito. Ficou ótimo...
Usei esses npcs na minha ultima narração... coloquei eles transportando os jogadores de um continente para outro e em troca os Pcs deveriam libertar um de sesu homens... o pessoal gostou... foi facil usa0los já que est bem detalhado...
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