Hoje vou dar início a uma sessão de posts que se tudo der certo vai se tornar semanal: Encontros aleatórios. A proposta é apresentar desafios diversos (principalmente grupos de inimigos) para serem usados em campanhas ambientadas em vários tipos de cenário.
A proposta de hoje é:
Um grupo de mercenários para serem utilizados como inimigos ou aliados em campanhas medievais. O grupo é constituido de 5 npcs: 3 guerreiros, um ranger e um ladrão. Seu lider o guerreiro Oklan é um humano negro, careca, de uns 35 anos, que tem vasta enperiência em combates e utiliza estratégias militares para otimizar a capacidade de luta de seu grupo. O resto do grupo é formado por Julius, um guerreiro e ex soldado, moreno de cabelos curtos e rosto severo, que luta de forma extremamente militar e utiliza varias armas; Cláudia uma guerreira bela com longos cabelos negros, mais descontraida provavelmente criada em guetos, que utiliza de sua fanfarronice e lábia para tentar destrair seus adversários; completando o grupo crispim, um ranger de meia idade com curtos cabelos grisalhos, especialista em rastreamento de pegadas e armadilhas e Elton, um ladrão de cabelos loiros na altura do ombro e olhos negros distantes, calado e introspectivo. O grupo age de forma discreta e obedece de forma séria o seu contratante, a menos que recebam uma proposta melhor. Seu lider Oklan faz as transações e é dissimulado e frio o bastante para convencer seus adeversários e fregueses

Um grupo de mercenários para serem utilizados como inimigos ou aliados em campanhas medievais. O grupo é constituido de 5 npcs: 3 guerreiros, um ranger e um ladrão. Seu lider o guerreiro Oklan é um humano negro, careca, de uns 35 anos, que tem vasta enperiência em combates e utiliza estratégias militares para otimizar a capacidade de luta de seu grupo. O resto do grupo é formado por Julius, um guerreiro e ex soldado, moreno de cabelos curtos e rosto severo, que luta de forma extremamente militar e utiliza varias armas; Cláudia uma guerreira bela com longos cabelos negros, mais descontraida provavelmente criada em guetos, que utiliza de sua fanfarronice e lábia para tentar destrair seus adversários; completando o grupo crispim, um ranger de meia idade com curtos cabelos grisalhos, especialista em rastreamento de pegadas e armadilhas e Elton, um ladrão de cabelos loiros na altura do ombro e olhos negros distantes, calado e introspectivo. O grupo age de forma discreta e obedece de forma séria o seu contratante, a menos que recebam uma proposta melhor. Seu lider Oklan faz as transações e é dissimulado e frio o bastante para convencer seus adeversários e fregueses

OKLAN
ST 14 hp 15 speed 7
DX 13 Will 12 move 6
IQ 11 Per 13 SM 0
HT 13 FP 13 DR 7
Esquiva 10 Aparar/Bloqueio 11 / 14
Ataques:
Espada nh 16 - 2D +1 (corte) / 1D +2 (per)
escudo nh 14 - 1D + 2(cont)
Soco nh 14 - 1D + 2 (cont)
perícias importantes:
Lábia nh = IQ do PC mais inteligente + 1
JULIUS
ST 13 hp 13 speed 7
DX 13 Will 110 move 6
IQ 10 Per 13 SM 0
HT 12 FP 15 DR 5 (7 na cabeça)
Esquiva 10 Aparar/Bloqueio 10 / 14
Ataques:
Espada nh - 15 2D (corte) / 1D +2 (per)
Lança nh - 15 1D +3 (per)
escudo nh - 14 1D + 2(cont)
Soco nh 15 - 1D + 2 (cont)
perícias importantes:
Intimidação nh 15
CLÁUDIA
ST 15 hp 15 speed 7
DX 13 Will 12 move 6
IQ 12 Per 13 SM 0
HT 11 FP 13 DR 7
Esquiva 10 Aparar/Bloqueio 11 / 14
Ataques:
Espada nh 14 - 3D (corte) / 2D (per)
escudo nh 12 - 2D(cont)
Soco nh 16 - 2D (cont)
perícias importantes
Punga nh 14 Lábia nh = IQ do PC mais inteligente +3
CRISPIM
ST 10 hp 10 speed 8
DX 14 Will 14 move 7
IQ 13 Per 15 SM 0
HT 14 FP 16 DR 4
Esquiva 11 Aparar/Bloqueio 11 / 14
Ataques:
Espada nh 14 1D +1 (corte) / 1D (per)
escudo nh 14 1D + 2(cont)
Arco nh 15 1D (per)
perícias importantes:
Armadilhas nh 15
Rastreamento nh 16
outras pericias externas nh 12-14
ELTON
ST 9 hp 10 speed 7
DX 14 Will 15 move 6
IQ 13 Per 14 SM 0
HT 11 FP 11 DR 4
Esquiva 10 Aparar/Bloqueio 11 / X
Ataques: Espada Curta nh 15 1d-1 (corte) / 1D -1 (per)
arremesso de faca nh 16 1D -1(per) (facas de altíssima qualidade)
perícias importantes:
Camuflagem nh 15
furtividade nh 16
sombra nh 14
punga nh 15
Lábia nh = IQ do PC mais inteligente + 2
outras pericias de ladrões e espiões nh11 - 14
Estratégias de combate: o grupo está a um tempo junto e tende a formar uma pequena parede de escudos protegendo o braço da arma de seu adjacente, na extrema direita onde luta o lider Oklan e o ladrão costuma se afastar do combate ou se proteger atrás do grupo. Bom, é isso aí... esse grupo é preparado para narrações de 100 - 120 pontos claro que em narrações com mais ou menos pontos, os valores dos npcs devem ser ajustados. Espero que tenham curtido! Comentem e façam pedidos de outros tipos de encontros aleatórios ou dêem sugestões em geral sobre o assunto.
Aloysio Ventura
10 comentários:
esses personagens não tem vantagens ou perícias fora de combate? é quase que praticamente só caras para a batalha...
a idéia é para usar como npcs, principalmente como inimigos em combate para complementar alguma narração. se o mestre quiser incluir de forma mais profunda na narração, ou sentir necessidade, é só complementar. valeu pelo comentario, vo levar sua opinião em consideração no próximo post!
uma idéia que eu tenho é que não precisa fazer ficha de NPC, a não ser que ele seja muito importante, eu já mestrei uma aventura de 5 sessões, eles enfrentaram o vilão final após descobrirem que ele era ele, passarem por toda a segurança e ele não tinha ficha, usava média, uma idéia é, um humano teria 10 em tudo, se ele é um guerreiro, ele teria aumentado 1 ponto em 1 ou 2 atributos, se é experiente, teria aumentado pelo menos 4 ou 5, e vai naturalmente, se acha que ele é ágil, coloca DX ou reflexos em combate, se ele é furtivo coloca perícias de ladrões etc...
ah, mas segue uma linha, arqueiros vão ter mais DX, guerreiros mais ST, magos mais IQ etc... 1 ponto na arma se ele foi apenas treinado um pouco, e uns 4 em algumas se ele já treina a alguns anos...
então na maioria das vezes eu sigo esse tipo de raciocínio, as fichas "de cabeça" facilitam na hora de você deixar a aventura correr mais fluente.
se você sente que os combates estão ficando demorados e os inimigos não são muito importantes você pode desconsideram os pontos de HP e levar em consideração amputações ou mesmo grandes quantidades de dano em um único golpe, na hora de decidir se um inimigo já está fora de condições de combate. por exemplo: um guerreiro que tomou mais do que sua ht de dano pode conseguir ficar em pé, provavelmente tem hipoalgia e um ht decente. já um ladrão ou arqueiro possivelmente cairia com um golpe desses...
um arqueiro que fica com um braço incapacitado ainda pode lutar, mas para deixar a narração mais rapida você pode levar em consideração que ele preferiria fugir a lutar com um braço incapacitado, com técnicas de combate que ele está menos treinado, contra alguem que acabou de incapacita-lo...
Eu acho que é mais legal ter as fichas de NPCs de antemão antes de começar a aventura. Assim, vc pode dar mais "cara" a cada um e não generaliza tudo. Por exemplo, nem todos os guerreiros tem que ter um ST alto, pode ser um que seja mais habilidoso ou que use a inteligência nos combates. Aloysiso, bem legal a idéia e pode contribuir com muitas pessoas que estão sem idéia para NPCs.
não é pq vc não tem a ficha que eles não podem ser diferentes... apenas pensa diferente sobre cada um, e agora HT não influencia, HP que sim, e é pela ST, e a maioria dos NPCs já se rende/foge com o primeiro golpe forte, a não ser que tenha um objetivo forte ou saiba que vai morrer
po, claro que o ht influencia, quanto maior o HT maior a chance de ele passar em um teste de aleijão, atordoamento, morte etc...
Hoje estava lembrando de algumas aventuras de gurps que fiz no passado e me deu saudades. Procurei sobre o tema e acabei caindo aqui. O blog é ótimo, vocês estão de parabéns, espero que continuem com o ótimo trabalho!
fala alessandro|!! que bom que você curtiu o blog!! obrigado pela força! volte, que estamos sempre postando coisas novas.
HT influencia, mas indiretamente, o que mais influencia é a ST mesmo... claro que se um cara tem HT baixa, ele não vai para combate...
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