Vou tentar ser o mais sucinto possível para poder escrever sobre todas as mudanças nas vantagens.
O manual da 4° edição começa com a aparência, mais precisamente com o peso dos personagens. O que mudou em si mesmo foi o preço de obesidade, antes -10/-20 agora passa a custar -1/-3/-5 e muda alguma coisa nos bônus e redutores. vamos lá.
ACIMA DO PESO -1: 130% do peso comum. -1 para disfarce e sombra.+1 para natação e para resistir a encontrôes.
GORDO -3: 150%. -2 nas pericias, +3 natação, +2 resistir a encontrões
MUITO GORDO -5: 200%, -3, +5 natação, +3 encontrôes.
Passamos para GIGANTISMO que passa a custar 0 pontos, ai você pergunta: 'para que diabos eu iria querer uma desvantagem sem ganhar por ela?', simples, ela diminui o custo do st em -10%.
O custo da aparência variou um pouco, mas as regras são as mesmas, tive um nivel a mais na beleza 'positiva' e dois na falta dela.HORRIVEL (redutor -6), -24 MOSTRUOSO (-5) -20, HEDIONDO (-4) -16 ,FEIO (-2) -8, DESAGRADÁVEL (-1) -4. ATRAENTE (1+) +4, ELEGANTE (+2/+4) +12, MUITO ELEGANTE (+6/+2) +16 TRANSCEDENTAL (+8/+2) +20.
O manual da 4° edição começa com a aparência, mais precisamente com o peso dos personagens. O que mudou em si mesmo foi o preço de obesidade, antes -10/-20 agora passa a custar -1/-3/-5 e muda alguma coisa nos bônus e redutores. vamos lá.
ACIMA DO PESO -1: 130% do peso comum. -1 para disfarce e sombra.+1 para natação e para resistir a encontrôes.
GORDO -3: 150%. -2 nas pericias, +3 natação, +2 resistir a encontrões
MUITO GORDO -5: 200%, -3, +5 natação, +3 encontrôes.
Passamos para GIGANTISMO que passa a custar 0 pontos, ai você pergunta: 'para que diabos eu iria querer uma desvantagem sem ganhar por ela?', simples, ela diminui o custo do st em -10%.
O custo da aparência variou um pouco, mas as regras são as mesmas, tive um nivel a mais na beleza 'positiva' e dois na falta dela.HORRIVEL (redutor -6), -24 MOSTRUOSO (-5) -20, HEDIONDO (-4) -16 ,FEIO (-2) -8, DESAGRADÁVEL (-1) -4. ATRAENTE (1+) +4, ELEGANTE (+2/+4) +12, MUITO ELEGANTE (+6/+2) +16 TRANSCEDENTAL (+8/+2) +20.
Além disso temos as regras opcionais para estas vantagens: Androgeno e impressionante, estas duas opções transformam a beleza sexual (para sexo diferente) em uma beleza que possui os mesmos bônus para todos. ela não modifica o custo, mas modifica o bônus.
Elegante (+3), Muito elegante (+4), Transcedental (+5).
Sinceramente, é uma mudança boba, mas gostei muito. Com certeza os elfos de meu mundo vão possuir esse modificador, vão ser impressionantes e não só atraentes sexualmente.
Há também uma limitação, sua beleza é parte de algo comum no mundo, o que faz com que seja repetitivo e não tão impressionante, esta é uma lmitação de -50%.
Há algumas vantagens e desvantagens nova em relação a aparência ainda.
SENSO DE MODA (+5), ela representa o fator de se vestir bem, ganhando +1 na reação, além disso você pode dar +1 na reção de alguém produzindo-a.
DIGNO DE PENA (+5), voc~e recebe +3 na reação quando estiver em posição de fraqueza ou necessidade.
IDENTIDADE TROCADA (-5), simplesmente você se parece com outra pessoa, o que trás muitos incovinientes.
Agora vamos para a parte cultural.
Temos a vantagem FAMILIARIEDADE CULTURAL (+1/cultura), esta vantagem ignora o redutor de -3 em algumas pericias quando se lida com uma cultura diferente. O custo passa a ser 2/nível para culturas aliens.
O sistema de linguistica mudou muito. antes tinhamos uma pericia para cada lingua, agora temos uma vantagem em niveis:
NENHUM:Você é completamente incapaz de falar outra língua. 0 ponto/língua
RUDIMENTAR: O personagem sabe o suficiente para continuar sua vida cotidiana, mas está sujeito a um redutor igual a –3 quando utiliza perícias que dependem daquela língua. +1 ponto para língua falada, +1 ponto para a escrita
COM SOTAQUE: O personagem consegue se comunicar de forma clara. Está sujeito a um redutor igual a –1 quando estiver usando perícias que dependem da língua. +2 pontos para a língua falada, +2 pontos para a escrita
MATERNA: O personagem é capaz de usar a língua tão bem quanto um nativo alfabetizado. Ele começa com uma língua neste grau gratuitamente. +3 pontos para a língua falada, +3 pontos para a escrita.
Falar e/ou escrever com dificuldade é uma desvantagem, falar sua própria língua Com sotaque é -1 ponto para língua falada, -1 ponto para a escrita; Rudimentar -2 pontos para a língua falada, -2 pontos para a escrita; e Nenhum -3 pontos para a língua falada, -3 pontos para a escrita.
Essa regra de linguistica ficou muito boa. Achei simplesmente demais. Muito mais simples que o sistema de pericias.
Na parte de riqueza não temos modificações nas vantagens básicas, todavia temos novas vantagens e desvantagens que ajudam a incrementar a história do personagem.
RENDA IDEPENDENTE +1/nível: cada nível desta vantagem confere uma renda extra mensal de 1% de sua renda inicial (até um máximo de 20%). Lembre-se que o dinheiro não cai do céu, então em uma campanha medieval você terá que sempre voltar as suas terras (ou outro lugar dependendo da origem desta vantagem) para buscar esse dinheiro. Já em mundos comteporraneos existem caixas eletrônicos.
DÉBITOS -1/nível: o contrário da vantagem acima.
Amigos, este post já esta se extendendo demais e não falamos quase nada ainda então melhor pararmos por aqui e continuaremos na semana que vem.
Mas vamos aos comentários finais. Achei que as modificações e novas vantagens/desvantagens melhoram em muito a criação de historia dos personagens. A maior mudança foi o sistema de linguistica, que ficou simples e objetivo, acredito que fique muito mais claro entender como seu personagem falaria uma lingua que ele esta aprendendo agora. Enquanto antes ele tinha um nh na lingua. O engraçado é escrever uma lingua com sotaque, mas isso se deve a tradução deste profissional de liguistica que aprendeu inglês com jogos de videogame.
Como falei acima, continuaremos semana que vem para não torrar a paciência de vocês caros leitores.
P.S. Eu falo e escrevo português com sotaque e inglês em nível rudimentar.
Elegante (+3), Muito elegante (+4), Transcedental (+5).
Sinceramente, é uma mudança boba, mas gostei muito. Com certeza os elfos de meu mundo vão possuir esse modificador, vão ser impressionantes e não só atraentes sexualmente.
Há também uma limitação, sua beleza é parte de algo comum no mundo, o que faz com que seja repetitivo e não tão impressionante, esta é uma lmitação de -50%.
Há algumas vantagens e desvantagens nova em relação a aparência ainda.
SENSO DE MODA (+5), ela representa o fator de se vestir bem, ganhando +1 na reação, além disso você pode dar +1 na reção de alguém produzindo-a.
DIGNO DE PENA (+5), voc~e recebe +3 na reação quando estiver em posição de fraqueza ou necessidade.
IDENTIDADE TROCADA (-5), simplesmente você se parece com outra pessoa, o que trás muitos incovinientes.
Agora vamos para a parte cultural.
Temos a vantagem FAMILIARIEDADE CULTURAL (+1/cultura), esta vantagem ignora o redutor de -3 em algumas pericias quando se lida com uma cultura diferente. O custo passa a ser 2/nível para culturas aliens.
O sistema de linguistica mudou muito. antes tinhamos uma pericia para cada lingua, agora temos uma vantagem em niveis:
NENHUM:Você é completamente incapaz de falar outra língua. 0 ponto/língua
RUDIMENTAR: O personagem sabe o suficiente para continuar sua vida cotidiana, mas está sujeito a um redutor igual a –3 quando utiliza perícias que dependem daquela língua. +1 ponto para língua falada, +1 ponto para a escrita
COM SOTAQUE: O personagem consegue se comunicar de forma clara. Está sujeito a um redutor igual a –1 quando estiver usando perícias que dependem da língua. +2 pontos para a língua falada, +2 pontos para a escrita
MATERNA: O personagem é capaz de usar a língua tão bem quanto um nativo alfabetizado. Ele começa com uma língua neste grau gratuitamente. +3 pontos para a língua falada, +3 pontos para a escrita.
Falar e/ou escrever com dificuldade é uma desvantagem, falar sua própria língua Com sotaque é -1 ponto para língua falada, -1 ponto para a escrita; Rudimentar -2 pontos para a língua falada, -2 pontos para a escrita; e Nenhum -3 pontos para a língua falada, -3 pontos para a escrita.
Essa regra de linguistica ficou muito boa. Achei simplesmente demais. Muito mais simples que o sistema de pericias.
Na parte de riqueza não temos modificações nas vantagens básicas, todavia temos novas vantagens e desvantagens que ajudam a incrementar a história do personagem.
RENDA IDEPENDENTE +1/nível: cada nível desta vantagem confere uma renda extra mensal de 1% de sua renda inicial (até um máximo de 20%). Lembre-se que o dinheiro não cai do céu, então em uma campanha medieval você terá que sempre voltar as suas terras (ou outro lugar dependendo da origem desta vantagem) para buscar esse dinheiro. Já em mundos comteporraneos existem caixas eletrônicos.
DÉBITOS -1/nível: o contrário da vantagem acima.
Amigos, este post já esta se extendendo demais e não falamos quase nada ainda então melhor pararmos por aqui e continuaremos na semana que vem.
Mas vamos aos comentários finais. Achei que as modificações e novas vantagens/desvantagens melhoram em muito a criação de historia dos personagens. A maior mudança foi o sistema de linguistica, que ficou simples e objetivo, acredito que fique muito mais claro entender como seu personagem falaria uma lingua que ele esta aprendendo agora. Enquanto antes ele tinha um nh na lingua. O engraçado é escrever uma lingua com sotaque, mas isso se deve a tradução deste profissional de liguistica que aprendeu inglês com jogos de videogame.
Como falei acima, continuaremos semana que vem para não torrar a paciência de vocês caros leitores.
P.S. Eu falo e escrevo português com sotaque e inglês em nível rudimentar.
Fernando del Angeles
Um comentário:
quero mais vantagens...
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