Que música vem a sua cabeça quando se fala de Star Wars? Você fica tenso quando escuta a vinheta do plantão da Rede Globo? Vai me dizer que você nunca cantarolou uma melodia sozinho pela rua e lembrou de alguma cosia do passado?
Pois é, a música faz parte de nossa vida na maior parte do tempo, e ,indiscutivelmente, ela tem o poder de mexer com nossas emoções e memórias. Com certeza, se você conhece a série de filmes "Star Wars"(Guerra nas Estrelas), ao ler o inicio do post, lembrou da "marcha imperial", tema do personagem Darth Vader, um dos vilões mais marcantes da cultura pop do século XX. Essa música marcou a vida de muitos fãs de cinema e leva o ouvinte a fazer uma ligação direta com o antagonista do filme ou mesmo com a obra em si.
Não é só nos filmes que a música marca um papel importante. Nos jogos de vídeo-game, programas de televisão, anúncios publicitários... até mesmo em espera de ligações telefônicas ou tele marketing ela esta lá para te alegrar ou te atormentar. Por que então ela não poderia servir também, para enriquecer o RPG?
O uso de trilhas sonoras nas sessões de RPG pode ser muito interessante para aumentar o nível de imersão dos jogadores na narração. Essa prática não é incomum, mas é necessário e relevante algumas dicas para que o uso desse recurso possa ser bem sucedido. Nesse post vou tentar passar um pouco da minha experiência no assunto e discorrer sobre alguns tópicos referentes a utilização de recursos sonoros no RPG.
1. Preparação: o narrador deve saber como vai utilizar os sons na narração. Vai utilizar apenas músicas? Vai utilizar efeitos sonoros também? vai montar uma relação entre as músicas e os eventos da história contada? que resultados o GM espera conseguir com os sons executados?
Depois de resolvidas essas questões fica mais fácil definir como os sons vão ser utilizados...
2. Equipamento: Logicamente é necessário um equipamento para executar os sons. Um bom exemplo é um mp3 ou discman ligado a caixinhas de computador. Esse equipamento é simples de se conseguir e permite o controle das faixas a serem tocadas. Depois de selecionar as músicas, o narrador vai ter apenas que deixar na ordem exata de execução para evitar que uma música ou som toque na hora errada. Uma boa opção é utilizar o modo de execução do player que executa uma única faixa repetidamente.
Uma opção mais sofisticada é montar uma playlist num notebook e executa-la controlando da mesma forma a ordem e execução das faixas. nem todos possuem um notebook, mas essa opção vem ficando cada vem mais comum. A opção menos indicada seria usar um minisistem ou outro tipo de rádio. O controle mais difícil e seu tamanho podem dificultar a vida do narrador.
3. Escolha das Faixas: o GM deve escolher as faixas que mais se adequem ao clima proposto no jogo. Temas de suspense para narrações de investigação, temas épicos para batalhas, sons ambientes para a maior parte do tempo... Lembre-se: músicas altas ou com muita informação podem ficar enjoativas, perder o sentido e/ou tirar a atenção do jogador do foco principal que é a narrativa.
Músicas de grupos ou bandas podem ser utilizadas em narrações também. Muitos jogadores escutam certa banda ou grupo e logo pensam: "cara isso daria uma boa música para uma batalha". Mas o mestre tem que ter bom senso na hora de escolher as músicas: a composição tem que dar sentido a situação, e de preferência ser do agrado dos jogadores. Não adianta nada você encher a narração de músicas de sua banda predileta se a maioria dos jogadores não curte o som que ela faz. É importante saber também se as letras (quando alguém as entende) não vão contra a proposta da cena em questão, não necessariamente ter tudo a ver, mas se forem absurdamente contrárias (um tema de amor para o encontro de rivais, uma letra irreverente durante um funeral) podem quebrar o clima da cena.
4. Onde encontrar: O narrador deve montar com antecedência um acervo de áudio para ser usado quando precisar. dependendo da frequência que pretende usar pode variar de algumas músicas para uma biblioteca vasta do media player, composta de álbuns e sons diversos.
Trilhas sonoras de jogos e filmes são uma boa pedida para musicas instrumentais, sons ambientes e efeitos sonoros. procure grandes títulos do gênero de sua narração e com certeza você vai encontrar exelentes opções para todas as situações. Na grande rede você encontra também programas para extrair áudio de jogos com facilidade, assim você pode também ter a sua disposição aquele som da porta abrindo de Resident Evil, ou os cantos dos grilos das noites nas florestas de Baldur's gate...
Grupos de música folk como blackmore's night são uma boa sugestão para ambientar narrações medievais, bem como bandas de power metal como Blind Guardian ou as centenas de bandas de Heavy metal melódico e seus subgêneros ( sinfonico, orquestrado, hollywood metal, sound trackmetal, homointencional metal...). para quem curte o estilo, possuem composições que ilustram desde batalhas gloriosas até noites de histórias contadas ao redor da fogueira.
Narrações ambientadas nos dias atuais ou futuro próximo pedem coisas mais ligadas a cultura pop e atualidade, uma boa dica é tentar relacionar as músicas com a região onde a historia acontece e o ambiente em questão da cena. Uma pesquisa em filmes atuais pode ajudar, cabe aqui também o bom senso na hora da escolha para ambientar não só de acordo com a localidade, mas também com a intenção da história.
Se os jogadores vão procurar um suspeito em uma boate, nada melhor que uma música eletrônica bate-estaca ao fundo...
Narrações Cyber-punk pedem algo mais extremo: Eletro-gótico para ambientes movimentados, rock psicodélico, metal core, clássicos eruditos em versões sintetizadas (trilha sonora de Laranja Mecânica) explore a imaginação dos jogadores!
Bom acho que é isso. Espero ter ajudado a criar novas ideias e formas de abordar os sons e músicas nas suas narrações! deixem suas opiniões e sugestões de musicas ou bandas, ou mesmo sites que disponibilizem samplers (amostras de sons) de efeitos especiais.
Aqui vão algumas sugestões para narrações medievais. trilhas sonoras dos filmes: Coração valente, 300, O Senhor dos Anéis, O Senhor da Guerra, Robin Hood, O Feitiço de Aquila, Brumas de Avalon, O Gladiador. Jogos: Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Dungeon Siege, God of War, Shadow of Colossus. Bandas: Blind Guardian, Rhapsody of Fire, Manowar, Mago de Oz, Tuatha de Danan, Hammerfall, grupos de música folk em geral.
Aloysio Ventura
3 comentários:
Muito bom o post! E finalmente, saiu!! AÊ!
Acho que isso ajuda muita gente msm que não tem experiência com esse tipo de coisa.
MANOWAR RULES!! huaua
fairyland, avantasia, battlelore, cruachan, epica, ensiferum, haggard, magica, spellblast e saurom lamderth também considero como muito boas para medieval
falando em epicxa, a banda tem um album de 2005, o The score - an epica journey, que é formado principalmente de musicas instrumentais, e acaba de lançar um album ao vivo que possui releituras de classicos em versões sinfonicas com intrumentoscomuns de ropck e metal (guitarra, bateria) adicionados. o resultado ficou bem legal, tem algumas musicas q ficaram bem interessantes para serem usadas
Postar um comentário