Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

6 de fevereiro de 2010

FILMES INSPIRADORES: Indiana Jones


Recentemente eu importei o box com os quatro filmes de Indiana Jones. Eu vi os filmes há muito tempo, lembrava da história em geral, mas alguns pontos não me recordava bem. Então depois de ver os três filmes que prestam com bastante atenção e dormir no último filme (o novo), eu vi que Indiana Jones é foda demais... E pensar que a juventude de hoje prefere ver high School Musical e Vampiros Emos no cinema...

Eu sabia que Indiana Jones era foda... Só não lembrava. Vemos os nerds puxando maior saco de Star Wars, mas acho Indiana Jones mais foda.
Mas porque eu gosto tanta de Indiana Jones. Sua história é boa, concreta, flui bem, não há ,muitas, tentativas de forças barra. Ao contrário de grandes produções de hoje em dia, como transformers (me arrependi de ter perdido uma noite de sono bem dormido vendo o segundo transformers).
Além disso, tem várias coisas que os jogadores de rpg gostam, principalmente os de campanhas medievais: Armadilhas, passagens secretas, mistérios, mistérios sobrenaturais, um heroi foda...
O incrivel que várias cenas de Indiana Jones se tornaram símbolos. Como a aramdilha da boa de pedra atrás do herói, ou colocar um peso semelhante ao pegar o artefato. interessante que estas duas cenas fazem parte da 'abertura do filme' sem muita ligação com a história desenvolvida e acabaram se tomando uma proporção muito maior.


INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)




Neste longa, ambientado em 1936, Indy é contratado para encontrar a Arca Perdida. Ela, segundo os historiadores, contém as escrituras com o Os Dez Mandamentos que Moiséis trouxe do Monte Sinai. Até aí, tudo acontece normalmente. Porém, uma lenda que diz que quem a possuir será invencível e faz com que Adolf Hitler a cobice e mande uma grande tropa de seu exército em busca pela Arca. Agora, Indiana Jones terá que lutar contra um bando de nazistas para proteger o artefato religioso.
As duas cenas descritas acima são deste filme, para mim o melhor (exceto pela cena da arca derretendo os bonecos de cera que seriam os nazistas, mas com a tecnologia da época não pode se exigir muito), este filme tem outra cena clássica; Um espadachim, aparece na frente do heroi, faz altas manobras com a espada, mostrando toda sua habilidade mortal. O heroi, por sua vez, saca a arma e lhe dá um tiro, acabando com a palhaçada. Indiana Jones é foda.
Mas esta cena era para ser, originalmente, uma longa batalha, que acabou sendo reduzida por problemas... hum... pessoais de Harrison Ford. O cara tava com diarréia.
Outra curiosidade é que o nome do heroi não seria Indiana Jones e sim Indiana Smith, a pedido de Spielberg. Além disso o nome deste filme seria apenas 'Caçadores da arca perdida', mas o sucesso do personagem fez com que os próximos tivessem seu nome como título principal.




INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO (1984)




Três anos mais tarde, Lucas e Spielberg resolveram fazer a seqüência do primeiro Indiana Jones. No ano de 84 eis que surgiu novamente aos cinemas Indiana Jones e o Templo da Perdição.
A história chocou muitas pessoas - para a época era muito forte. Indiana Jones teria que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro para libertar crianças em regime escravo. Mas para salvá-las, Dr. Jones terá que enfrentar a magia e o fanatismo de um culto que sacrifica seres-humanos.
Este não é tão bom como o primeiro, mas ainda assim e mil vezes melhor que o quarto.
Além das várias homenagens a Star Wars, a grande curiosidade é que este filme, cronologicamente, seria antes que o caçadores da arca perdida. Já ia esquecendo, num momento do filme, dois caras sacam suas espadas, fazem movimentos habilidosos e Indiana Jones coloca sua mão no coldre, mas cadê a arma. Em uma clara referêmcia ao primeiro filme.




INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUSADA (1989)




Em 1989 foi lançado último (agora penúltimo) filme da saga do arqueólogo. Indiana Jones e a Última Cruzada é o fechamento (não mais) de um arco muito bem recebido pelos espectadores.
Novamente contra os nazistas, Indiana Jones deverá enfrentá-los para salvar o seu pai (Dr. Henry Jones - Sean Connery) e evitar que o exército de Hitler encontre o Santo Graal - o que Indy também quer - o cálice que Jesus tomou vinho na Última Ceia.
Quase tão bom quanto o primeiro. O grande ponto do filme é com certeza o grande Sean Connery como pai do Indiana Jones, só o eterno James Bond para ser pai de Indiana.
Neste filme vemos alguns causos da juventude de Indiana Jones. Como surgiu seu medo por cobras, como ele começou a usar um chicote, porque ele usa aquele chapéu.
Só para lembrar que Sean Connery é apenas 12 anos mais velho que Harrison Ford e mesmo assim é seu pai no filme.




INDIANA JONES E O REINO DAS CAVEIRAS DE CRISTAL (2008)




Agora, o professor Jones está de volta a seu lar, a Universidade Marshall –
apenas para descobrir que as coisas vão de mal a pior. Seu amigo íntimo e reitor
da universidade explica que as atividades recentes de Indy fizeram dele objeto
de desconfiança, e que o governo está pressionando a instituição para demiti-lo.
Ao deixar a cidade, Indiana encontra o rebelde jovem Mutt, que traz, além de
rancor, uma proposta para o arqueólogo aventureiro: se ajudá-lo em uma missão
com implicações altamente pessoais, Indy pode fazer uma das mais
espetaculares descobertas da história – a Caveira de Cristal de Akator, um
lendário objeto de fascinação, superstição e medo.
Este é com certeza o pior filme da série, mas ainda vale a pena ver. Nele aparece o filho de Indiana Jones (Shia LaBeouf). Perguntado se Shia LeBeouf seria o foco de filmes vindouros, Spielberg disse que ele ainda tem que fazer muitos transformers para chegar a esse nível. Ou seja... ele é um m&#%@.
Harrison Ford ameaçou abandonar as filmes caso não pudesse usar um chicote de verdade, já que, segundo as leis vigentes de segurança em filmagens, ele teria que ser digital.
Não vou me dar ao trabalho de colocar o trailler, ok?


Estes filmes podem dar várias idéias para narrações, principalmente medievais, ou no mesmo estilo das películas. O interessante é saber manter o mistério e não fazer armadilhas óbvias. Mas é claro que uma bola gigante de pedra atrás de você é clássico...


Fernando del Angeles

Um comentário:

Caio disse...

Indiana Jones é bem legal. Mas cá estava eu pensando com meus botões, Harrison Ford tem participação em dois filmes que os nerds/geeks amam.
Indiana jones, como o protagonista e Star Wars como Han Solo, um coadjuvante de luxo.
De qualquer forma vai a dica. Que tal algum post sobre star Wars?

Anncios Shopping UOL