Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

21 de outubro de 2009

A CRIATURA: O Kraken


Este é um post da INICIATIVA GURPS! Estes posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é PIRATAS!

Este é o primeiro post de um novo tópico que pretendemos que seja quinzenal (ou mensal, ou bimensal, quem sabe semanal). Esse tópico não é diretamente ligado aos piratas, mas envolve suas lendas. Hoje nós vamos ver um monstro que durante muito tempo figura na histórias envolvendo piratas e o mar: o Kraken.



Todos nós sabemos, desde a escola, que os homens medievais costumavam temer muito o oceano e assim muitas histórias eram criadas e acabavam mistificando-o. Pois bem, praticamente todos os mundos medievais ficticios (leia-se mundos de RPG) possuem o Kraken como uma grande criatura marinha que devora homens e navios. O nosso objetivo, e desse post daqui em diante, não é dizer a mesma coisa que sempre tem em todos os manuais sobre monstros. O nosso objetivo é refletir e apresentar diferentes aspectos sobre os monstros: se vivem em bandos ou se são solitários, se há hierarquia entre os membros e qual é o papel das fêmeas nesses bandos. É por isso, que eu, com toda a minha vasta (ehrr..) experiência em biologia estou escrevendo esse post.


O kraken é um grande cefalópodo que vive em regiões abissais e que sofreu um processo conhecido como gigantismo abissal. Devido às baixas temperaturas dessas regiões profundas, às dificuldades de se achar um parceiro e alimento, o gigantismo abissal foi um fenômeno evolutvo que permitiu este cefalópodo a reduzir suas taxas metabólicas e permitir um maior tempo de crescimento. É por isso que os Krakens atingem comprimentos de até 100 metros!




Os Krakens são animais solitários que se encontram a cada 26 anos para se acasalar. A fecundação é externa e normalmente os ovos são colocados em fendas de rochas a profundidades muito grandes. Devido a essa alta profundidade, os ovos de Kraken demoram a eclodir podendo demorar mais que dez anos para que os filhotes saiam dos ovos. Uma vez que saem dos ovos, a maioria deles não conseguem sobreviver, já que a falta de alimento nas regiões abissais se torna um fator muito limitante ao filhote recém nascido. Dessa maneira só os mais fortes sobrevivem, não resultando em forte competição por alimentos, uma vez que existem apenas poucos Krakens.


Muitas lendas rondam o Kraken, mas a verdade é que esse animal possui uma dieta alimentar, dita generalista, que come tudo o que vê na frente, principalmente por causa da baixa disponibilidade de presas. Mesmo vivendo em tamanha profundidade, os Krakens volta e meia vem a superfície para se alimentar de presas altamente energéticas que assim como ele fazem essa migração vertical. O motivo dessa migração ainda é desconhecido, mas o fato de a maioria dos encontros com Krakens terem sido noturnos sugere que a falta de luz é um fator importante que motiva a migração das presas do Kraken e consequentemente dele.




Os humanóides que usam o mar e seus navios acabam sendo pegos nesse meio caminho, principalmente pelo fato que os grandes navios perturbam o ambiente e afugentam suas presas. Por esse motivo, os Krakens atacam as embarcações e devoram todos os seus tripulantes.


Por ter um comportamento de ataque em que não caça ativamente a presa, preferindo chegar devagar e no final dar o bote mortal, os Krakens são animais mortais, já que seus longos e poderosos tentáculos possuem a força de milhares de homens e sua boca é capaz de triturar até a melhor madeira de um Galeão.




As Lendas dizem que toda vez que um Kraken está para atacar, um grande redemoinho pode ser visto na água, de onde surge o monstro. Porém muitas informações sobre os Krakens não podem ser confirmadas, já que a maioria dos aventureiros que encontram ele, não voltam vivos para contar à história.


A baixo segue a ficha do Kraken descrito aqui. Vocês vão notar que ele é ligeiramente diferente do kraken apresentado nos manuais de Gurps. Mas este é o Kraken que nós usamos em nossa narração. Criticas e sugestões serão bem vindas.


KRAKEN
ST 180-240
DX 12-14
IQ 4
HT16-20
Vel 7-8,5
RD 5
Dano 5d+5 (cont)

Rodrigo Polak

2 comentários:

Caio disse...

e ai qual vai sert a proxima criatura Sr. Polak?

muito bom, espero que continuem com este post, é legal saber um pouco mais sobre os mosntros que colocamos contra os inimigos

Rodrigo Polak disse...

O próximo post vai ser sobre goblinóides (Bugbears, hobgoblins e goblins)!

Obrigado pelo apoio, Caio! Esperamos que este post realmente ajude outros jogadores e mestres a pensar diferente sobre os monstros que eles colocam em suas campanhas

Anncios Shopping UOL