Páginas

GURPS BRASIL

Seu novo ponto de encontro de RPG de uma forma descontraída e divertida.

24 de setembro de 2009

4° EDIÇÃO parte IV: Vantagens


Mais uma semana se passou e mais uma vez vamos tentar expor um pouco das mudanças da 4° edição. Na semana passada achei que conseguiria comentar todas as vantagens, mas só consegui falar das vantagens de aparência, de riqueza e de linguistica (e algumas desvantagens). Hoje continuaremos, mas não prometo conseguir colocar todas.
E antes que me esqueça. Já estamos no ar há um mês e até agora o saldo é positivo. Todos nós estamos bem animados e dependemos de sua ajuda para continuar melhorando, então comentem e opinem, a opinião de vocês é que faz nosso trabalho melhorar. E em breve teremos algumas novidades que vocês irão gostar de mais(ou não)!

Continuando então nossa tarefa de comentar as mudanças na 4° edição. Hoje comentaremos um pouco mais das vantagens (pelo menos das que der para falar, já que não posso me estender muito).

Começamos com SENSO DE DIREÇÃO. Antes havia apenas um nível que custava 5 pontos, você sempre sabe para onde fica o norte (Para nosso editor Rodrigo isso é inútil, já que, para ele, o Norte fica sempre a sua frente!!!). Agora tem o segundo nível que custa +10 pontos chamada de SENSO ESPACIAL 3D, muito útil para usar no espaço, além de conferir +1 em pilotagem e +2 em Queda livre, acrobacias aereas e navegação (espaço e hiper-espaço). Você também pode usar a limitação NECESSITA DE SINAL, assim seu senso de direção só funciona quando o sinal estiver disponível (-20%).

NOÇÃO EXATA DO TEMPO também tem um novo nível e seu custo mudou (não lembro o custo antigo e não estou afim de procurar). O primeiro nível custa +2 pontos que funciona como descrito na 3° edição (você tem um relógio mental blá blá blá, o sono e desmaios não interferem, blá blá blá). O segundo nível custa +5 pontos e se chama CRONOLOCALIZAÇÃO, a diferença é que viagens no tempo não interferem no seu relógio mental, assim você sempre saberá em que ano está e que horas são (muito útil para não perder a hora de seus seriados favoritos).

AMBIDESTRIA agora custa +5 pontos. Isso é muito bom. Sempre achei um pouco caro.


PORTAL PARA O MUNDO ESPIRITUAL, esta acho que é nova (pelo menos nunca vi em nenhum suplemento) custa +10 pontos. Resumindo é o seguinte: Você pode entrar em transe para deixar um espirito falar através de você (isso não obriga ele a falar). E além disso você pode ser possuido por espirito que tenham possessão (+5 para resistir).

CHAMADO DA HOSPITALIDADE (ou algo parecido), esta vantagem tem custo variável e pode ser amplamente usada de várias formas. Os custos são +1/+2/+5/+10 e funciona da seguinte forma: Você pertence a um grupo social que sempre ajuda seus membros. Assim em cidades longes de seu lar você pode ver se existe alguém deste seu grupo para ajudar. Cada nível influência no poder e na riqueza da ajuda. Os exemplos (se não me engano) são +1, uma casa pequena em uma cidade próxima; +2, uma pequena familia espalhada pelas redondezas; +5, um grupo de mercadores; +10, um vasto grupo de pessoas ricas. Além disso você recebe +3 na reaçãoao lidar com as pessoas do seu grupo. Acho bem útil e pode ser muito bem usado na história do GM (assim como falou Aloysio Ventura no post abaixo).

ATAQUE DE CONSTRIÇÃO. Funciona da seguinte forma: Você deve agarrar seu oponente (não pode ter um modificador de tamanho maior que o seu) e no turno seguinte você comeã a aperta-lo realizando uma disputa de sua ST conta a ST ou HT da vitima. Cada nível de margem pela qual você vencer se transforma em dano sem RD. Isso custo +15 pontos. Porém acho que isso deveria ser uma manobra de artes marciais, inerente à judô ou Luta livre.

AUDÁCIA. Antes esta vantagem era por níveis (+2/nível), agora custa +15 pontos e confere +1 em qualquer teste que mostre claramente riscos DESNECESSÁRIOS e permite que role erros criticos nestas mesmas ações de riscos DESNECESSÁRIOS. Bom, achava muito barato antes, mas agora achei que ficou muito caro, poderia custar umpouco menos, +5 acho que estaria bom, mas tá valendo.

MOVIMENTO PENDULAR, custa +5 pontos e esta vantagempermite que seu delocamento seja metade do normal quando se locomover balançando em cipós, candelabros etc. Também confere +2 em escalada. Vantagem tipica para swashbucklers, mas normalmente qual seu deslocamento quando faz este tipo de movimento?

MEMÓRIA EIDÉTICA, o custo mudou e agora até que vale a pena comprar. Antes era +30 e +60 para pagar muito menos pontos em pericias mentais (exceto magicas e psiquicas), além de você não se esquecer de nada, sempre achei muito cara, para tão pouco. Ela era útil para inventores, mas mesmo assim muito cara. Agora ela custa +5 e +10 pontos e funciona da seguinte forma: O primeiro nível permite que você se lembre de coisas simples, para detalhes é necessário um teste de IQ. O segundo nível você se lembra de tudo, incluindo os detalhes. Não confere mais os bônus em em pericias mentais, entretanto acgei muito mais útil agora devido a redução do custo.

Não vou me estender mais do que isso hoje. Vocês devem ter notado que pulei algumas vantagens, seguindo a ordem da versão gringa, mas é que algumas não mudaram e além do mais decidi separar as vantagens exóticas para comentar separado, já que elas têm mais a ver com supers. Isso é só para não confundir as coisas.
Espero que gostem, qualquer duvida e comentários estamos aqui prontos para responder. Até a próxima.


Fernando del Angeles

3 comentários:

VrorK disse...

Que eu me lembre, a vantagem memoria eidetica da 4ed(dã), dá um bonus no aprendizado de pericias.

Fernando del Angeles disse...

Dá sim, esqueci de comentar isso +5 na IQ e +10 (segundo nível) para o aprendizado de pericias mentais, mas antes estas vantagens modificavam o custo das pericias mentais

Anônimo disse...

boum ese post é muito boum

Anncios Shopping UOL